Colunistas

A Força Transformadora da Pedagogia e da Orientação Educacional

Em minha trajetória como educadora, sempre acreditei no poder transformador da Pedagogia e da Orientação Educacional. A formação que obtive no MBA em Gestão Estratégica pela Qualidade em Educação, em 2003, e no MBA em Projetos Transdisciplinares, em 2005, potencializou minhas habilidades de gestão e inovação, permitindo-me desenvolver ferramentas eficazes para o avanço educacional.

Meu livro, fruto do meu primeiro protagonismo como escritora, reflete as práticas e proposições que construí com um olhar atento e dedicado à Orientação Educacional. Ele tem sido uma referência valiosa em diversas partes do mundo, incluindo o Reino Unido, o Brasil e a Universidade do Porto, servindo de base para um mestrado em Educação.

Esta obra é um recurso essencial para professores, gestores educacionais, pais e todos aqueles envolvidos, direta ou indiretamente, no processo educacional. Meu objetivo com este livro é compartilhar minha experiência e contribuir para o progresso da Educação, oferecendo dicas e estratégias que desenvolvi ao longo da minha carreira. Nas páginas, compartilho minha história pessoal e destaco os momentos cruciais para o desenvolvimento das ideias e estratégias que alicerçaram minha carreira de sucesso na Educação. Abordo, ainda, o coaching como uma de minhas estratégias principais, mostrando como ele pode ser uma ferramenta poderosa para a transformação educacional.

Minha intenção é inspirar e capacitar outros educadores a adotarem práticas inovadoras e eficazes, promovendo assim uma Educação de qualidade e significativa para todos.

Onde Encontrar?

Atualmente, você pode encontrar o livro em diversas livrarias virtuais, como Magazine Luiza, Americanas e até no Mercado Livre, entre outras. No entanto, o mais enriquecedor hoje em dia é participar de uma mentoria ou assistir a palestras que aprofundam essas experiências com novas abordagens.

Inspirado(a) em levar isso para sua escola ou para seus professores?

Entre em contato e vamos juntos transformar a Educação!

Transforme a Educação Hoje!
Transformar a Educação é um ato de coragem e paixão. Como educadores, gestores e pais, temos o poder de moldar o futuro através do conhecimento e da inspiração. Convido você a mergulhar na minha jornada documentada no livro que escrevi, onde compartilho estratégias e experiências que fizeram a diferença em minha carreira.

Junte-se a mim nesta missão de elevar a qualidade educacional. Descubra como a Pedagogia e a Orientação Educacional, aliadas a técnicas de gestão estratégica e coaching, podem revolucionar o ambiente escolar e impactar vidas de maneira significativa.

Vamos juntos construir um futuro onde cada estudante tenha a oportunidade de alcançar seu pleno potencial. Leia, aplique, transforme. O futuro da Educação começa agora, e você é parte fundamental dessa mudança. Adquira seu exemplar e faça parte dessa transformação!

No Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa (clique na imagem) , você pode acessar a dissertação “O coaching e a ressignificação do ‘ser docente’ na educação infantil,” de Zuleika Feuser Sales, apresentada no Mestrado em Docência e Gestão da Educação, com especialização em Administração Escolar e Administração Educacional.

Espaço Holístico para OrientAÇÃO Educacional

Um espaço virtual, acolhedor e holístico, dedicado à OrientAÇÃO Educacional.1

Estratégias para Acolhimento

Essas estratégias que iluminaram meu sono na noite passada, assim como a flor de lótus que floresce em meio às adversidades, visam não apenas proporcionar um retorno mais suave às aulas após os desafios, mas também fortalecer, com amor, o senso de comunidade, resiliência e bem-estar de todos os envolvidos, evidenciando a importância da adaptação ao contexto interno e externo e o protagonismo de cada Pedagoga.

1. Criação de Espaços de Escuta e Diálogo

Objetivo: Fornecer um espaço seguro para que professores, alunos e responsáveis possam expressar seus sentimentos e preocupações.

Desenvolvimento:

  • Rodas de Conversa Regulares:
    • Planejamento: Agendar rodas de conversa semanais, conduzidas por psicólogos escolares ou orientadores, para diferentes grupos (professores, alunos, responsáveis).
    • Ambiente: Criar um ambiente acolhedor e seguro, utilizando salas tranquilas, dispostas em círculo para facilitar o diálogo.
    • Moderação: Ter moderadores treinados para conduzir a conversa, garantir a participação de todos e abordar temas sensíveis com cuidado.
    • Feedback: Coletar feedback regularmente para ajustar a dinâmica conforme necessário.
  • Caixa de Sugestões e Desabafos Anônima:
    • Implementação: Disponibilizar caixas em locais estratégicos da escola e também uma opção digital para desabafos anônimos.
    • Monitoramento: Designar uma equipe para revisar as mensagens e preparar respostas ou ações apropriadas.
    • Ação: Organizar encontros para discutir temas recorrentes ou preocupações levantadas anonimamente.
  • Sessões Individuais de Aconselhamento:
    • Agendamento: Oferecer horários fixos e flexíveis para sessões individuais, permitindo que os interessados se inscrevam.
    • Confidencialidade: Garantir a privacidade e confidencialidade dos participantes.
    • Acompanhamento: Estabelecer um sistema de acompanhamento para casos que necessitem de apoio contínuo.

2. Programas de Resiliência e Bem-Estar

Objetivo: Fortalecer a capacidade de resiliência e promover o bem-estar emocional de toda a comunidade escolar.

Desenvolvimento:

  • Aulas e Oficinas sobre Habilidades Socioemocionais:
    • Currículo: Desenvolver um currículo específico sobre habilidades socioemocionais, como empatia, autocontrole, e resolução de conflitos.
    • Facilitadores: Capacitar professores ou trazer especialistas para ministrar essas aulas e oficinas.
    • Integração: Incorporar essas aulas na rotina escolar semanal, garantindo a participação de todos os alunos.
  • Práticas de Mindfulness e Meditação:
    • Sessões Curtas: Iniciar o dia escolar com sessões curtas de mindfulness ou meditação guiada.
    • Formação: Oferecer formação para professores sobre como incorporar práticas de mindfulness em suas aulas diárias.
    • Espaços Designados: Criar espaços tranquilos na escola onde alunos e professores possam praticar mindfulness durante os intervalos.
  • Atividades Artísticas e Físicas:
    • Oficinas Regulares: Organizar oficinas de artes, música e esportes que incentivem a expressão emocional.
    • Participação: Encorajar a participação de todos, independentemente do nível de habilidade.
    • Exposições e Eventos: Realizar exposições de arte ou apresentações musicais, promovendo um senso de realização e comunidade.

3. Reuniões Informativas e de Apoio para Responsáveis

Objetivo: Informar e apoiar os responsáveis, ajudando-os a lidar com o impacto da tragédia em casa.

Desenvolvimento:

  • Encontros Periódicos:
    • Temas: Planejar encontros com temas específicos como o impacto do trauma, estratégias de apoio emocional e comunicação efetiva.
    • Especialistas: Convidar psicólogos e educadores para liderar esses encontros e responder perguntas.
    • Recursos: Distribuir materiais educativos e recursos durante as reuniões.
  • Workshops para Identificação de Sinais:
    • Conteúdo: Desenvolver workshops que ensinem a identificar sinais de estresse, ansiedade e trauma em crianças.
    • Práticas: Oferecer técnicas práticas que os responsáveis possam usar para ajudar seus filhos.
    • Interatividade: Incluir sessões interativas e estudos de caso para maior compreensão.
  • Rede de Apoio entre Responsáveis:
    • Grupos de Apoio: Criar grupos de apoio que se reúnam regularmente para discutir experiências e oferecer suporte mútuo.
    • Plataformas: Utilizar plataformas online para manter a comunicação e apoio contínuo entre os encontros presenciais.
    • Facilitadores: Ter um facilitador para mediar e orientar as discussões, garantindo que sejam produtivas e inclusivas.

4. Formação Continuada para Professores

Objetivo: Capacitar os professores para lidar com os impactos emocionais e comportamentais nos alunos.

Desenvolvimento:

  • Cursos e Workshops sobre Trauma:
    • Programação: Oferecer cursos e workshops regulares sobre os efeitos do trauma e estratégias de apoio emocional.
    • Certificação: Prover certificados de participação para incentivar a adesão e reconhecimento profissional.
    • Recursos Didáticos: Distribuir manuais e guias práticos que possam ser consultados diariamente.
  • Recursos e Materiais Didáticos:
    • Kit de Ferramentas: Desenvolver kits de ferramentas e materiais didáticos para ajudar professores a integrar práticas de acolhimento em suas aulas.
    • Acessibilidade: Garantir que todos os materiais estejam acessíveis digitalmente e em formato impresso.
    • Modelos de Aula: Fornecer exemplos e modelos de aula que incorporam técnicas de apoio emocional.
  • Grupos de Apoio entre Professores:
    • Reuniões Regulares: Facilitar reuniões mensais onde professores possam compartilhar experiências e estratégias.
    • Plataforma Online: Criar um fórum online para discussões contínuas e troca de recursos.
    • Moderação: Ter moderadores para guiar as discussões e manter o foco nas melhores práticas de apoio emocional.

5. Comemoração de Pequenos Progressos

Objetivo: Motivar e reforçar a sensação de comunidade e esperança através da celebração de pequenas conquistas e momentos positivos.

Desenvolvimento:

  • Reconhecimento em Assembleias e Boletins:
    • Cerimônias: Organizar pequenas cerimônias em assembleias para reconhecer os esforços e conquistas de alunos e professores.
    • Publicações: Criar um boletim informativo mensal que destaque histórias de resiliência e progresso.
    • Prêmios Simbólicos: Distribuir prêmios simbólicos ou certificados de reconhecimento.
  • Eventos e Atividades Comunitárias:
    • Festivais e Dias Temáticos: Planejar festivais escolares, dias temáticos e outras atividades que promovam a união e o bem-estar.
    • Participação Ativa: Envolver toda a comunidade escolar na organização e execução desses eventos.
    • Memória Coletiva: Criar murais ou painéis que registrem momentos positivos e mensagens de esperança.
  • Murais de Gratidão:
    • Espaços Dedicados: Designar espaços na escola para murais de gratidão, onde todos podem contribuir.
    • Participação: Incentivar alunos, professores e responsáveis a escrever mensagens e desenhar.
    • Manutenção: Atualizar os murais regularmente para manter o engajamento e refletir novos momentos e sentimentos.

Essas estratégias detalhadas e adaptadas aos contextos diversos auxiliam na recuperação emocional da comunidade escolar, mas também fortalecem a coesão e o apoio mútuo em tempos de dificuldade. Este espaço será continuamente alimentado para podermos nos nutrir, despertando nosso olhar de autocompaixão, tal como na poesia “Hotel Toffolo” de Drummond. Sintam-se abraçadas! Vamos juntas construir algo inédito!

Curadoria de Vídeos Curtos para Inspirar Sua Potência Criativa

Com carinho, selecionei uma coleção especial de vídeos curtos (outros virão) , pensados para despertar e fortalecer sua criatividade. Cada vídeo foi escolhido com o intuito de inspirar, motivar e nutrir sua capacidade de inovar e se expressar de forma única. Permita-se mergulhar nessa curadoria e descubra novas ideias que irão tocar seu coração e expandir seus horizontes criativos!

A Música como Ferramenta de Acolhimento e Inspiração – Eu já utilizei a letra da música “A Caixa de Música” de Bia Bedran para acolher responsáveis em reuniões desafiadoras, durante conselhos de classe e também na abertura de palestras. Esta canção delicada e inspiradora tem o poder de transformar momentos de tensão em oportunidades para novas conversas e conexões. E você, conhece essa música tão especial?
A Música como Ferramenta de Acolhimento e Inspiração – Desenvolver habilidades de acolhimento, resiliência, empatia e autoconhecimento através da música “Um Novo Tempo” de Ivan Lins, envolvendo toda a comunidade escolar – professores, gestores, familiares, funcionários e alunos para cantar, abraçar, falar, ouvir numa Roda de Conversa.

Resiliência: Uma Abordagem Pedagógica Inspiradora

A palavra “resiliência” tornou-se amplamente utilizada no desenvolvimento internacional, mas muitos ainda encontram dificuldade em compreender seu verdadeiro significado, especialmente em países onde não há uma tradução direta para o termo. Para abordar essa lacuna, a Christian Aid criou uma animação como parte de uma série de materiais e ferramentas destinadas a introduzir aos funcionários, parceiros e comunidades os conceitos centrais dessa abordagem inovadora no desenvolvimento.

Ao invés de focar nas necessidades, a animação demonstra como as comunidades podem desenvolver sua resiliência frente a choques, reveses e catástrofes. Ela ilustra a importância de antecipar riscos, trabalhar em conjunto e adaptar-se a novos desafios. Pedagogicamente, essa ferramenta pode ser utilizada para iniciar discussões significativas sobre o conceito de “resiliência” no desenvolvimento internacional, proporcionando uma compreensão mais profunda e prática do termo.
A abordagem de meios de subsistência prósperos e resilientes da Christian Aid se fundamenta nesse pensamento, estabelecendo um processo claro para capacitar as comunidades a antecipar, organizar e adaptar-se. Isso permite que as comunidades não apenas sobrevivam, mas prosperem diante das adversidades.
Utilize a animação para inspirar debates e reflexões em sala de aula, mostrando como a resiliência pode ser cultivada e aplicada em diversos contextos. Esse recurso não só educa, mas também motiva alunos e educadores a adotar uma perspectiva resiliente em suas próprias vidas e comunidades. Saiba mais sobre o nosso trabalho de meios de subsistência resilientes em contextos desafiadores, como no Quênia e em IoPT, visitando o site Road to Resilience.

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Estamos só no começo…. Tens sugestões?

  1. Criado e administrado pela Orientadora Educacional Graça Santos ↩︎

Cursos oferecidos pela Enap e EV.G para profissionais que atuam na Gestão Pública

Nesta breve curadoria, apresento uma seleção de conteúdos fundamentada em observações feitas no contexto do equipamento público onde desenvolvo meu projeto final para a conclusão do Mestrado em Resolução de Conflitos e Mediação pela Universidad Europea del Atlántico. O objetivo principal desta iniciativa é fomentar a excelência na prestação de serviços por parte dos servidores públicos, proporcionando recursos relevantes e atualizados para aprimoramento profissional e prática cotidiana. Todos os cursos são gratuitos e fazem parte da Escola Nacional de Administração Pública e da E-VG – Escola Virtual de Governo.

Elaboração de termos de referência para contratação de bens e serviços na Nova Lei de Licitações

Neste curso, elaborado e certificado pelo Enap – Escola Nacional de Administração Pública, você conhecerá os procedimentos detalhados do processo administrativo para a elaboração de termos de referência para a contratação de bens e serviços, conforme as atualizações da Nova Lei de Licitações e demais normas gerais correlatas e referenciais de conduta e de boas práticas. Trata-se de curso desenvolvido em 2020 pela Enap, no âmbito do Programa de Desenvolvimento de Gerentes Operacionais (PDGO), e atualizado em 2023, conforme a Lei 14.133/2021.

Análise de Viabilidade Econômica e Financeira de Projetos

Avalie se seus projetos são viáveis dos pontos de vista econômico e financeiro. Neste curso elaborado pela Enap, você aprenderá a utilizar a metodologia Análise Custo-Benefício para fazer a análise de viabilidade econômica e financeira de projetos de investimento público.

Nova lei de licitações: Visão Geral

Com o advento da Nova Lei de Licitações (Lei nº 14.133/2021), os órgãos e entidades da administração pública, bem como diversas empresas terão que promover mudanças nas suas formas de contratação. Neste curso elaborado pela Enap, você conhecerá os objetivos, princípios, abrangência e a aplicabilidade dessa legislação, bem como as respectivas regras de transição para a sua implementação. Atualizado conforme NLCC (lei 14.133).

Síndrome do Impostor: padrões que minam sua confiança na liderança

Reconheça a Síndrome do Impostor no contexto pessoal e profissional. Neste curso elaborado pelo Enap, você experimentará técnicas para identificar, evitar e superar a síndrome.

Inteligência Emocional

A gestão emocional excelente é a possibilidade do ser humano autogerir suas emoções e expressá-las de maneira funcional para consigo e em sociedade, que permite a construção de uma mentalidade de crescimento e, a partir disso, a atuação de maneira produtiva e congruente na carreira e vida pessoal. Tem interesse de desenvolver competências de metacognição e gestão emocional? Faça este curso elaborado pela Receita Federal do Brasil e certificado pela Enap.

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***Esta curadoria com conteúdos é publicada com base em observações realizadas no ambiente do equipamento público onde estou conduzindo meu projeto final para conclusão do Mestrado em Resolução de Conflitos e Mediação pela Universidad Europea del Atlántico, com o intuito de promover a excelência na prestação de serviços pelos servidores. Será permanentemente atualizado.

Quem é você na fila do pão para desenvolver ações práticas da Agenda 2030 e Objetivos de Desenvolvimento da Educação na sua escola?

Transforme sua Escola em um Centro de Sustentabilidade

Estimados gestores educacionais e especialistas em educação, vocês desempenham um papel vital na moldagem de um ambiente escolar que abraça a sustentabilidade como uma prioridade. Assim como na dinâmica da fila do pão, onde cada indivíduo possui um papel crucial, na educação, cada um de vocês tem o poder de catalisar mudanças significativas em direção a uma escola mais sustentável e conectada com as demandas globais.

É por isso que os convido a se juntarem a uma jornada de reflexão e ação. Quem você é na fila do pão da sustentabilidade escolar? Como gestor educacional ou membro de uma escola dedicada, quais medidas podem ser tomadas para integrar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de forma prática e efetiva ao currículo escolar?

Na rotina da vida cotidiana, nos deparamos com momentos simples que refletem a complexidade das nossas interações sociais e o impacto que podemos exercer no mundo ao nosso redor. Imagine-se na fila do pão, um espaço onde diferentes pessoas se encontram, cada uma com sua história, desafios e esperanças. Agora, transportemos essa analogia para o contexto da sua escola e da implementação das metas da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) na educação básica.

Na fila do pão da escola, cada um de nós desempenha um papel crucial no avanço dos ODS, desde a formação continuada dos professores até o engajamento da comunidade escolar, familiares e alunos. Assim como na fila do pão, onde cada pessoa contribui para a dinâmica do ambiente, na escola, cada membro da comunidade educativa tem o potencial de promover mudanças significativas rumo a um futuro mais sustentável e inclusivo.

Vamos explorar essa ideia utilizando uma abordagem inovadora chamada Design Thinking, que nos capacita a resolver problemas de forma empática, criativa e colaborativa.

O Diretor como o Guia Principal:

Imagine o diretor como o guia que lidera toda a equipe escolar em direção aos objetivos da Agenda 2030, assim como um mestre padeiro conduz sua equipe na confecção do pão. Ele é responsável por orientar, motivar e coordenar os esforços de todos os envolvidos para garantir que a educação seja de qualidade e alinhada com os princípios da sustentabilidade. Imaginou?

O Coordenador Pedagógico como o Especialista em Misturar Ingredientes:

O coordenador pedagógico desempenha um papel fundamental ao garantir que todos os elementos necessários para uma educação de excelência sejam combinados de maneira adequada. Assim como um chef de cozinha cuida da seleção e da combinação dos ingredientes para criar uma receita deliciosa, o coordenador pedagógico orienta os professores na escolha e na aplicação das melhores práticas educacionais para promover os ODS na escola. Imaginou?

A Orientadora Educacional como a Amiga que acolhe, oferece suporte, escuta ativa e orientação com foco na Cultura de Paz

A orientadora educacional atua como uma amiga próxima que oferece apoio emocional, acadêmico e social a todos os membros da comunidade escolar. Assim como uma boa amiga que está sempre presente para ajudar, ela oferece orientação e suporte, promovendo o bem-estar e o desenvolvimento integral dos alunos, professores e familiares. Imaginou?

O Professor como o Guia que Ensina:

Os professores são os verdadeiros guias do conhecimento, orientando os alunos em sua jornada de aprendizado. Assim como o fermento faz o pão crescer, os professores têm o poder de estimular o crescimento intelectual e emocional dos alunos, ajudando-os a compreender o mundo ao seu redor e a desenvolver habilidades essenciais para o futuro.

A Comunidade Escolar como os Amigos que Trabalham Juntos:

Na escola, todos os membros da comunidade educativa trabalham juntos como uma grande equipe de amigos para alcançar os objetivos comuns. Assim como na fila do pão, onde cada pessoa desempenha um papel importante na produção do pão, na escola, todos contribuem para criar um ambiente propício ao aprendizado e ao desenvolvimento sustentável. Imaginou?

Os Alunos da Educação Infantil como os Pequenos que Plantam as Sementes:

Os alunos da educação infantil são como pequenos jardineiros que plantam as sementes do conhecimento e da curiosidade. Assim como as sementes precisam de cuidados especiais para crescer, os professores da educação infantil cultivam o amor pelo aprendizado, estimulando a criatividade e a imaginação das crianças desde cedo.

Os Alunos do Ensino Fundamental como os Construtores do Futuro:

Os alunos do ensino fundamental são como construtores que estão preparando o terreno para o futuro. Assim como os construtores constroem alicerces sólidos para as construções, os alunos do ensino fundamental constroem suas bases educacionais, adquirindo conhecimentos e habilidades que os prepararão para desafios futuros.

Ah! E os alunos do ensino médio? Que tal construirmos juntos as oportunidades para que eles também façam parte dessa jornada sustentável na fila do pão?

Com essa abordagem colaborativa e criativa, podemos transformar a educação e criar um futuro vivenciando novos designs pedagógicos e didáticos para todos os envolvidos. Juntos, podemos fazer a diferença na vida dos alunos e na construção de um mundo mais justo, inclusivo e sustentável. Afinal essa é a nossa utopia!?

Clique aqui e baixe o material gratuitocom inspirações para você!

Para auxiliar nessa jornada, ofereço palestras e mentorias personalizadas focadas em projetos que envolvem os ODS, na prática, integrados de maneira holística ao currículo escolar. Estou pronta para compartilhar conhecimentos, fornecer orientações e colaborar com vocês na transformação de sua escola em um ambiente de aprendizado sustentável e engajado com os desafios globais.

Junte-se a mim nesta missão de tornar sua escola um epicentro de sustentabilidade! Entre em contato para agendar palestras e mentorias sobre projetos envolvendo os ODS, integrados de forma sinérgica ao currículo escolar.

Qual é o seu papel na fila deste pão, que representa a inovação e disseminação de conhecimento em sua escola?

Agenda aberta

Para mais informações e agendamentos, favor entrar em contato pelos seguintes meios:

Telefone: 21 98504 8357

E-mail:contato@gracasantos.com.br

Site: www.gracasantos.com.br ou www.orientandoquemorienta.com.br

Quem é você para liderar diante dos desafios do mundo VUCA x BANI?

Como podemos trilhar conscientemente o caminho do analógico ao digital na construção da identidade profissional?

Com o avanço da tecnologia, a educação se transformou. Agora temos que encontrar maneiras de trilhar conscientemente o caminho do analógico ao digital na construção da nossa identidade profissional. Mas como podemos fazer isso de uma forma que seja eficaz e bem-sucedida?

Quem somos nós para educar?

Como podemos auxiliar o educador, peça fundamental na formação de futuras gerações, a enfrentar desafios que ultrapassam a simples transmissão de conhecimento? Estas são questões complexas que exigem uma abordagem cuidadosa.

Desafios e Oportunidades

A educação é um campo cheio de desafios, mas também de oportunidades. Temos que lidar com a rápida mudança do mundo em termos de tecnologia e sociedade – um mundo muitas vezes referido como VUCA (Volátil, Incerto, Complexo, Ambíguo) ou BANI (Brittle, Anxious, Non-linear, Incomprehensible). No entanto, também temos oportunidades incríveis para aprender e crescer, para nos adaptarmos e inovarmos.

Inteligência Coletiva

Um conceito que pode nos ajudar a lidar com esses desafios e aproveitar essas oportunidades é a inteligência coletiva. Esta é a ideia de que podemos combinar nossos conhecimentos e habilidades para criar algo maior do que a soma de suas partes. A inteligência coletiva torna-se uma ferramenta poderosa para enfrentar a complexidade, envolvendo alunos, professores, gestores e toda a comunidade escolar no processo de aprendizagem.

Transdisciplinaridade

Outra abordagem que pode nos ajudar é a transdisciplinaridade. Este é um termo originalmente criado por Jean Piaget em 1970 que se refere à integração de conhecimentos para promover uma compreensão ampla e humanizada. A transdisciplinaridade articula elementos além das disciplinas, buscando compreender a complexidade do mundo real.

Quem cabe no seu TODOS

Como gestores educacionais, temos um papel crucial como maestros. Nossa tarefa é promover a inclusão significativa, discutindo o amplo significado de “TODOS” para incentivar uma abordagem que valorize a diversidade e igualdade de oportunidades. Precisamos ser mentores, inspiradores e facilitadores, criando um ambiente propício para que educadores e alunos alcancem seu potencial máximo.

Um novo design para o ensino e a aprendizagem

Para fazer tudo isso, precisamos incorporar uma mentalidade de designer. Precisamos ser mediadores, facilitadores, curadores e coaches. Precisamos estar dispostos a experimentar, transgredir e questionar nossas próprias atitudes e os resultados do cotidiano. E se o coordenador pedagógico não fosse visto como um mero tapa-buraco, mas como um agente de transformação? Como poderíamos superar a crise de identidade, priorizando a formação docente e desempenhando nosso papel de maneira mais integral?

Para finalizar, gostaria de compartilhar uma poesia de Fernando Pessoa que ilustra bem a nossa tarefa como educadores: “Caiu no chão a laranja, caiu no chão a laranja, caiu no chão a laranja e rolou pelo chão fora. Vamos apanhá-la juntos, e o melhor é ser agora.”

Espero que esta reflexão tenha te ajudado a pensar sobre o seu papel de liderança em todas as áreas, especialmente na educação. Esse tema fez parte da palestra realizada na abertura do ano letivo e acolhimento das lideranças educacionais do município de Santo Antônio de Pádua. Você também pode levar essa temática no formato por você desejado reuniões pedagógicas e formações continuadas para a sua equipe. Estou à disposição para qualquer dúvida ou comentário. Clique aqui e peça o material completo gratuitamente! Você também pode me encontrar em www.gracasantos.com.br.

A inclusão de autistas na escola regular

A importância da família e da sociedade na inclusão das crianças autistas

A família e a sociedade devem trabalhar com os docentes para a integração e inclusão das crianças autistas no desenvolvimento de habilidades de comunicação, sociais e comportamentais. A educação infantil é a base do processo de aprendizagem, os professores têm um papel ativo nesse processo, utilizando práticas pedagógicas inclusivas. Fomentar o

conhecimento sobre o autista e suas peculiaridades é de grande relevância para a família, os profissionais de educação e a sociedade para desenvolverem estratégias que favoreçam o desenvolvimento das crianças autistas, evitando o capacitismo e a exclusão

O objetivo geral é acolher e desenvolver ações no coletivo que ajudem na integração e inclusão dos autistas na escola regular. É fundamental existir o diálogo com os pais (responsáveis) do educando e com os terapeutas para formular práticas pedagógicas que reconheçam os pontos de interesse da criança, e se aproximar com intervenções efetivas que contribuam para o seu desenvolvimento.

Curadoria de materiais para Orientar o Pensamento Crítico na Educação de Crianças Atípicas

Em meio aos desafios e às descobertas que permeiam a minha jornada como Orientadora Educacional de escola pública, especialmente do ensino fundamental, tenho mergulhado profundamente na essência das necessidades das crianças atípicas e suas famílias. Além dos laudos e das classificações que moldam muitas vezes nossas percepções, tenho me dedicado incansavelmente a ir além: compreender, apoiar e letrar de forma prática e acessível os pais e mães que protagonizam histórias tão singulares.

O material que compartilho não é somente um repositório de informações, mas sim um convite à reflexão e à construção conjunta de estratégias capazes de impulsionar o desenvolvimento do pensamento crítico dessas famílias, em especial.

A complexidade de compreender e apoiar famílias e atípicas exige mais do que palavras: requer ação, compaixão e um compromisso inabalável com a inclusão. E é com esse propósito que esta curadoria é apresentada, como uma ponte entre o desconhecido e o esclarecimento, entre a singularidade e a compreensão coletiva.

Acredito profundamente no poder transformador da informação pedagógica e da educação como alicerce para o florescer de cada pessoa, independentemente das diferenças que os tornam únicas. 

Juntos, podemos criar um ambiente onde cada criança, independentemente das suas peculiaridades, seja não apenas compreendida, mas celebrada e capacitada a alcançar a sua potencialidade máxima à luz de famílias bem informadas, letradas no universo da inclusão. 

A inclusão se inicia nas nossas atitudes!!

Meu compromisso vai além das palavras, é uma entrega constante para compreender, apoiar e guiar de maneira prática e empática educadores, pais e mães que escrevem histórias únicas ao lado de seus filhos. Buscando aprimoramento para oferecer um suporte mais robusto, mergulhei nas pós-graduações em ABA – Análise Aplicada do Comportamento e outra especificamente em Neuroeducação. Este estudo (ABA) profundo explora a interação entre ambiente, comportamento e aprendizagem, desvendando como o repertório e as respostas individuais podem construir os caminhos do desenvolvimento.

Convite

Assim, convido a todos a mergulharem neste guia, a compartilharem experiências e a trilharem um caminho de aprendizado mútuo com a curadoria de materiais eterna e infinita que apresento aqui e agora para você de fontes confiáveis, tais como: Portal de Boas Práticas é uma iniciativa do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e Adolescente Fernandes Figueira, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), do Ministério da Saúde, Ambiente Virtual de Aprendizagem do Ministério da Educação (MEC), Escola de Saúde Pública do Paraná/Ministério da Saúde, entre outras que encontrei nos mergulhos para melhor orientar as famílias e educadores em geral.

  • Capacitação em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) voltada ao Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) para Pais, Cuidadores e EducadoresClique aqui.
  • Autismo: o que os profissionais precisam saber? Clique aqui.
  • Formação de Professores em Neuroeducação Clique aqui.
  • Capacitação Multiprofissional em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) voltada ao Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)Clique aqui.
  • Estatuto da Criança e do Adolescente – Clique aqui.
  • Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista – Clique aqui.
  • Lei 13.370/2016 que reduz da jornada de trabalho de servidores públicos com filhos autistas. Clique aqui.
  • Lei 8.899/94: Garante a gratuidade no transporte interestadual à pessoa autista que comprove renda de até dois salários mínimos. A solicitação é feita através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
  • Lei 8.742/93: A Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), que oferece o Benefício da Prestação Continuada (BPC). Para ter direito a um salário mínimo por mês, o TEA deve ser permanente e a renda mensal per capita da família deve ser inferior a ¼ (um quarto) do salário mínimo. Para requerer o BPC, é necessário fazer a inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e o agendamento da perícia no site do INSS.
  • Lei 7.611/2011: Dispõe sobre a educação especial e o atendimento educacional especializado.
  • Lei 7.853/ 1989: Estipula o apoio às pessoas com deficiência, sua integração social, institui a tutela jurisdicional de interesses coletivos ou difusos dessas pessoas, disciplina a atuação do Ministério Público e define crimes.
  • Lei 10.098/2000: Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.
  • Lei 10.048/2000: Dá prioridade de atendimento às pessoas com deficiência e outros casos.
  • Lei 14.624: A Lei Cordão de Girassol identifica pessoas com deficiências ocultas através do uso de um cordão de fita com desenhos de girassóis. Pode ser utilizado por autistas, mas é importante ressaltar que mesmo utilizando o cordão é necessário utilizar documento que comprove a deficiência, caso seja solicitado.

Você busca orientação para educar e se comunicar melhor com seus filhos e alunos? Ofereço mentoria para educadores e instituições. Também coordeno um projeto inspirador ‘Encontros Essenciais Pais: Escola e Família’. Conheça minha obra Coaching familiar: Educação de filhos e solução de conflitos, lançada em 2018 pela editora paulista Literare Books International.

Como podemos orientar quem orienta a desenvolver uma abordagem significativa para a Conscientização Antirracista?

Nossa jornada rumo à igualdade começa com ações concretas, além de compartilhar frases de efeito. 

É hora de nos tornarmos agentes ativos de mudança, orientando e
inspirando outros a agirem com consciência antirracista em seus
pensamentos, gestos, atitudes e comunicação. É hora de nos tornarmos agentes ativos de mudança, orientando e inspirando outros a agirem com consciência antirracista em seus pensamentos, gestos, atitudes e comunicação.

Práticas que orientam quem orienta a conscientizar sobre o antirracismo que vão além de compartilhar frases impactantes

1. Educação e Informação:

  • Conheça a História: Estudar a história do racismo e suas ramificações. Compartilhar informações relevantes e históricas para contextualizar a luta antirracista.
  • Recursos e Leituras: Indicar livros, documentários e recursos que apresentam perspectivas diversas sobre o tema. Incentivar à reflexão crítica.

2. Autoreflexão e Desconstrução:

  • Questionamento Interno: Incentivar a autorreflexão sobre preferências e preconceitos internalizados. Encorajar a desconstrução de estereótipos arraigados.
  • Diálogo Aberto: Criar espaços seguros para discutir questões raciais. Valorizar a escuta ativa e a empatia.
@AssociacaoNovaEscola

3. Ações Tangíveis:

  • Engajamento na Comunidade: Participar e promover eventos, workshops e atividades que abordem o antirracismo de maneira prática e aplicável.
  • Advocacia e Apoio: Apoiar organizações e iniciativas antirracistas. Promover campanhas e petições relevantes.

4. Comunicação Empática e Inclusiva:

  • Linguagem Sensível: Estar atento à linguagem utilizada. Evitar termos pejorativos ou discriminatórios e promova uma comunicação inclusiva.
  • Conversas Desafiadoras: Incentivar conversas difíceis, mas permitidas, sobre raça e privilégios. Cultivar um ambiente de respeito e aprendizado mútuo.

5. Compromisso Contínuo:

  • Persistência e Adaptabilidade: A mudança é um processo contínuo. Estar preparado para persistir, adaptar-se e aprender com os desafios.
  • Aliados e Redes de Apoio: Buscar e construa alianças com outros defensores do antirracismo para fortalecer o impacto coletivo.

Dicionário de expressões (anti) racistas é lançado pela Defensoria em homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra

Sabe aquela expressão que a gente fala sem nem pensar? Quem nunca sentiu “inveja branca” ou chamou aquela pessoa metida, ou grosseira de “boçal” que atire a primeira pedra. Mas, não dá para continuar falando que fulana tem um “pé na senzala” após aprender que este palavreado é uma infeliz recordação da escravidão no Brasil, época em que o único lugar permitido às mulheres negras era a cozinha da casa grande. (https://www.defensoria.ba.def.br/)

Eva Rodrigues, Especializada em Direitos Humanos da Defensoria




“O dicionário antirracista reúne diversas expressões comumente ditas pela população, de forma intencional ou não, que são fruto de uma construção racista, ancorada no passado escravagista brasileiro. O que as pessoas muitas vezes não percebem é que estas microagressões afetam diretamente o povo negro, rebaixam sua autoestima e colocam as pessoas negras num lugar de inferioridade moral, estética, social e intelectual frente às pessoas brancas, que seguem intocadas em seus privilégios”

Orientar e conscientizar sobre o antirracismo vai além de compartilhar frases impactantes.

É um compromisso diário com a educação, ação e transformação. Ao adotar essas práticas, estamos pavimentando o caminho para um ambiente mais inclusivo, equitativo e justo para todos. O antirracismo não é apenas uma ideia, mas uma ação que exige empatia e um compromisso genuíno com a mudança.

Seguir esse roteiro não apenas nos torna conscientes, mas também inspira outros a se unirem nessa jornada em direção à igualdade racial.

É fundamental lembrar que a verdadeira mudança começa dentro de cada um de nós. Cada passo dado na direção de um mundo antirracista é significativo. Estas sugestões servem como um mapa para ações concretas e reflexões profundas. 

Unidos, temos o poder de forjar um futuro que celebre a diversidade, onde todas as vozes são ouvidas e cada indivíduo tem acesso a oportunidades equitativas. Devemos agir, aprender e crescer juntos. 

Essa base é essencial para construir uma sociedade mais justa e acolhedora para todos os seus membros, independentemente da cor da pele.

O poder transformador está em nossas mãos e, juntos, podemos fazer mudanças pedagógicas

significativas.

Dicionário de expressões (anti) racistas

E como eliminar as microagressões do cotidiano

Reflita sobre suas ações, eduque-se e comprometa-se com a construção de um mundo mais justo e inclusivo. A mudança começa dentro de cada um de nós. Vamos nos comprometer com a igualdade e agir agora.

Que tal darmos um passo em direção à mudança?