Apresentação do Coaching Poético>>>Aconteceu na UFF no evento do ProNed

Apresentação do Coaching Poético>>>Aconteceu na UFF no evento do ProNed

O Projeto Neuroeducação (ProNed UFF) tem em seu cerne a interdisciplinaridade, buscando uma troca de conhecimentos entre a biomedicina, pedagogia e psicologia, num intercâmbio entre os cursos nas áreas de neurociência e ensino, integrando saberes essenciais para que se conheça o funcionamento da mente humana.

 

Os resultados dos encontros do ProNed podem contribuir para a educação de uma maneira geral, otimizando o ensino e impactando positivamente não só o meio acadêmico, mas também a sociedade como um todo. O conhecimento se constrói sobre olhares diferentes sobre um mesmo ponto, e essa é a proposta do projeto, que visa melhorar as escolas e o ambiente universitário.

 

Apresentei o projeto COACHING POÉTICO, que evoca a PEDAGOGIA DA TRANSGRESSÃO, só que por meio de poesias. Conheça um pouco mais, clicando aqui.

 

Neste primeiro evento, o tema inspirador e ao mesmo tempo desafiador foi “Sob Tensão”, objetivando abordar os seguintes temas: Síndrome de Burnout e Comunicação Não-Violenta, Coaching Educacional, Dançaterapia e Adoecimento do Professor.

 

Conheci entre os organizadores, participantes e palestrantes, pessoas maravilhosas e encantadas pelos temas inspiradores, ou melhor, temas que nos convidam à sair da zona de conforto.

 

SÍNDROME DE BURNOUT E COMUNICAÇÃO NÃO-VIOLENTA com Diana Bonar, Fundadora da PeaceFlow, coordena a área de treinamento e conteúdo da organização internacional de prevenção de violência Luta pela Paz. É especialista em transformação de conflitos e estudos da paz pela Chulalongkorn University na Tailândia. Atua com a Comunicação não Violenta em diversas áreas. Faz parte da Rede Global Sport para empoderamento feminino, é Peace Fellow do Rotary International.

 

CUIDANDO DE QUEM CUIDA com Judith Esperanza que atua com Dança-movimento terapeuta. Naturopata e acadêmica de psicologia, é criadora e fundadora do “Centro de Formação Internacional de Dançaterapia – CEFID-DMT”, onde atualmente é diretora. Possui formação em Dançaterapia método Maria Fux. Formou-se também em Dança/Movimento Terapia (DMT), sendo certificada pela “Associazione Sarabanda” – Scuola di formazione in Danzamovimentoterapia (Milão – Itália). Continua sua investigação se aprofundando em DMT em frequentes viagens, participando de cursos e seminários com grandes nomes internacionais da DMT. Atualmente ministra seminários, workshops e supervisão de Dança-Movimento Terapia, da aulas de DMT na pós-graduação de Cuidados Integrativos na UNIFESP e nas Pós-graduações de “Psicoterapia Junguiana”, “Psicogerontologia” e “Recursos Corporais e Artísticos – Jung & Corpo” na UNIP. Trabalha com o Projeto “Prevenção de violência e bullying na escola, através da DMT”, além de se dedicar ao atendimento grupal e individual de DMT.

 

ADOECIMENTO DO PROFESSOR, com Leonardo Voigt, Especialista em Educação do Campo, pelo Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA), em parceria com o Instituto Nacional de colonização e reforma agrária (INCRA), pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professor de Sociologia e Filosofia da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro, licenciado pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em Ciências Sociais[2013]. Foi bolsista de Iniciação Científica do CNPq [2008-2011] e bolsista de Iniciação à Docência da CAPES [2011-2013], neste último sendo o primeiro colocado do processo seletivo. Professor/Facilitador de Resolução de Conflitos nas Escolas do Projeto Educação para a Paz, realizado pelo Parceiros Brasil – Centro de ProcessosColaborativos para a SME/RJ [2011-2013], capacitado na formação de alunos mediadores de conflitos, mediação de conflitos escolares e implementação de programas demediação de conflitos nas escolas. Iniciado em noções de Mediação Familiar com Juan Carlos Vezzulla e Constelação Familiar com Paula Mattos [2012].
Capacitado peloCentro de Colaboración Cívica (México) em Facilitação de Diálogos Multipartes [2012]. Investigador qualificado em Meditação Laica Educacional com Claudiah Rato [2012].

 

E eu, Graça Santos, apresentei  COACHING EDUCACIONAL como uma das possibilidades de intervenção para evolução do autoconhecimento do Professor.  Mestranda do programa Máster Universitario en Resolución de Conflictos y Mediación da Universidad Europea del Atlántico. Professora da Rede Pública do Rio de Janeiro,Pedagoga, Idealizadora do Orientando quem Orienta (Coaching Educacional); Palestrante, Escritora, Coach com Certificação Internacional pela Green River Business & Management. Consultora Nacional FTD Educação, Coordenadora Editorial na Editora Literare Books International, Design Thinker, Parceira da Startup Flor de Pimenta – Vegan Soul Food. Cidadã Planetária certificada em 2010 World Council of Planetary Citizenship – WCPC/CMCP em parceria com a Faculdade Antônio Propício Aguiar Franco, de Pium-TO. Tem como missão inspirar pessoas que querem sair do estado atual para o estado desejado por meio de vivências que conduzam ao realinhamento cultural das crenças, valores, hábitos e atitudes com foco na excelência dos resultados e na ecologia pessoal.

 

 

 

Orientando

Os comentários estão fechados.