Arquivar junho 8, 2020

Coaching Poético: Educação, Poesia e Autoconhecimento

Sinta-se convidada e convidado para conhecer este novo design que promove o despertar do autoconhecimento por meio da poesia.

Educação e Poesia como caminho para a Cura

A fonte é a mesma: o coração… 

Sim, o “amor” é a energia básica de uma poesia, do ato de educar ou de uma verdadeira Cura…  Por quê?  É sabido que a palavra educação deriva-se do latim “educere” que significa “tirar de dentro”… “Tirar de dentro” de um aluno somente é possível atuando com o “coração”… Simplesmente “trazer de fora” é o que a maioria faz resultando nos problemas vividos na Educação… 


E poesia? Não será do “mais dentro” de cada poeta, que ela surge? Do “coração”? 


E a “Cura”? Se inconscientemente uma tristeza ou ansiedade geram uma doença, claro que conscientemente o Amor por si mesmo gerará uma autocura…   


Assim o encontro de poesia, educação e cura diz respeito à percepção profunda de si mesmo no que tange a “amorosidade” presente no “mais dentro de cada um”. 


Será verdade? 


O grande mistério a ser enfrentado, quanto a esta temática, diz respeito à resposta da mais profunda indagação: “quem sou eu”? Sócrates já dizia há mais de dois mil anos tratar-se do “principio de toda a sabedoria”… O famoso “conhece-te a ti mesmo”… 


Ora, como pode um Educador afastar-se de tal “principio”? Será “cego, conduzindo cegos”… 

Assim, seja no desenvolvimento do ato de educar, seja na criação de um texto poético há de haver sempre um mergulho profundo no autoconhecimento… “Tirar” do mais dentro… Será uma percepção da unidade da Vida que vai originar a visão interdisciplinar… Será a consciência do “Ser” para que ocorra o “Fazer”, como diz Goswami… 

Por que o “amor” é o ponto de partida, seja da poesia, da educação ou ainda da Cura? 

Porque o mistério da resposta ao “quem sou eu?” está vinculado a metáfora do “amor”… 

(…)

Ruy Cezar do Espírito Santo

Inscreva-se gratuitamente para participar do 1º ENCONTRO. Clique AQUI.

Conversas sobre os Princípios da Educação Online

FACILITA(AÇÃO)

Videoconferência de colaboração entre educadores

De Professor para Professor, a iniciativa #FACILITAação, pensada por Antonio Roberto Petali Júnior, um professor inovador e premiado pela Shell, com quem aprendi sobre a abordagem Steam Education. Vamos conversar um pouquinho sobre um tema que nos convida à compreensão.

………

Nossas conversas serão norteadas pelos 8 Princípios da Educação Online, artigo de autoria dos Professores Doutores Mariano Pimentel e Felipe da Silva Ponte de Carvalho, publicado na SBC Horizonte. Começaremos no dia 19 de junho, e como estamos numa plataforma de colaboração e facilitação para Professores, vamos decidir juntos a data da próxima conversa.

Inscreva-se, clicando aqui.

“Há muitos anos temos praticado e pesquisado Educação a Distância e Educação Online, mas nunca poderíamos imaginar que, de um dia para o outro, ou as pessoas estariam aprendendo-ensinando pelas tecnologias digitais em rede, ou estariam com as aulas paralisadas por conta de um vírus (PIMENTEL, ARAUJO, 2020a). Acompanhamos, surpresos, o corre-corre de alguns colegas professores que não sabiam, ao certo, o que fazer: que abordagem pedagógica empregar?, que tecnologias utilizar?, com que conteúdos trabalhar?, como conversar com os alunos?, que situações de aprendizagem realizar?, como realizar a mediação docente?, como avaliar online?”

Inscreva-se aqui, clicando aqui.

GRAÇA SANTOS

Pedagoga, Orientadora Educacional, atua em palestras e eventos voltados para pais, alunos e professores, adequando as necessidades dos educadores à realidade da Instituição Educacional. Possui MBA em Gestão Estratégica pela Qualidade em Educação e MBA em Formação Holística. Mestranda em Resolução de Conflitos e Mediação.  Escritora, Coach com Certificação Internacional pela Green River Business & Management. Facilitadora certificada em Design Thinking para Educadores pelo Educadigital. Possui Extensão em Abordagem STEAM. Docente na Faculdade São Judas Tadeu/RJ e Faculdade Anhanguera/RJ e criadora do Orientando quem Orienta, além de atuar como Diretora Pedagógica da IDAPT – Plataforma de Educação Gamificada.