“Tenho visto professores começarem a redesenhar os espaços da sala de aula depois de entrevistarem seus alunos… E a desenvolver um novo currículo a partir de brainstorms e protótipos… O fato de professores utilizarem técnicas de design, centradas nas pessoas, para entender melhor seus alunos tem engajado mais os estudantes nas mudanças que o ambiente de aprendizagem precisa. Ao começar a planejar suas próprias experiências de sala de aula, o professor profissionaliza seu papel e permite uma mudança mais valiosa pautada pelas necessidades dos estudantes, em vez de só cumprir as demandas da escola ou da rede de ensino. Design Thinking é uma ação criativa e leva educadores a entender que o ato de criar um ambiente de aprendizagem realmente eficaz é uma arte ao mesmo tempo reflexiva e intencional. Se queremos mudar a educação e a aprendizagem para que sejam mais relevantes, mais eficazes e mais agradáveis para todos os envolvidos, professores precisam ser os designers-empreendedores e redesigners do “sistema” escolar e das próprias escolas.” Dominic, diretor de escola
InspirAÇÕES
- http://www.dtparaeducadores.org.br/site/
- Design Thinking e a ritualização de boas práticas
- Os sete saberes necessários à educação do futuro
- A Cabeça bem feita
- Coaching Educacional
- Orientando quem Orienta
- Depoimento – Graça Santos – Facilitadora Associada ao Instituto Educadigital
- Protótipos e Evolução Orientando quem Orienta
A sua Escola também pode ser um polo… Entre em contato, aqui.