Êpa! Peraí? O quê? “Catar feijão” e Ser um Educador Midiático tudo a ver!

Êpa! Peraí? O quê? “Catar feijão” e Ser um Educador Midiático tudo a ver!

Inspirada pela poesia “Catar Feijão” de João Cabral de Melo Neto, a Roda de Conversa virtual “Catar Feijão” e Ser Educador Midiático tudo a ver!” é um convite à transmissão contínua da educação midiática em contextos educativos formais e informais.
Nossas discussões e atividades se concentram em questões que surgiram a partir da poesia “Catar Feijão” de João Cabral de Melo Neto, tais como:

  • Como “catar feijão” está relacionado com ser um educador midiático?
  • Como podemos tornar a alfabetização midiática parte integrante do ensino cotidiano?
Inscreva-se: https://www.sympla.com.br/evento-online/catar-feijao-e-ser-um-educador-midiatico-tudo-a-ver/2189801

Vivemos em uma era de abundância de informação e desinformação, com novos formatos e linguagens de mídia surgindo constantemente. Isso exige que nós, educadores, nos aprofundemos em pesquisas e estudos sobre educação midiática, expandindo nossa visão sobre alfabetização e o desenvolvimento de habilidades para ler e ouvir de forma reflexiva, escrever de maneira responsável e participar conscientemente da sociedade conectada. Isso nos permite superar obstáculos e criar projetos educacionais inovadores.


“Catar feijão” e Ser um Educador Midiático tudo a ver! é um design com o resultado da remixagem da minha participAÇÃO como aprendiz no Programa de Certificação de Multiplicadores do Instituto Palavra Aberta.  Dessa forma, sustento o meu selo de Multiplicadora de Educação Midiática. (Graça Santos)

*****

Esta atividade está inscrita na 1ª edição da Semana Brasileira de Educação Midiática, marco significativo para promover a Educação Midiática em todo o território nacional como parte fundamental da educação para a democracia. A Semana é parte do projeto de formulação da Estratégia Brasileira de Educação Midiática (EBEM), um compromisso do governo federal de consolidar o campo da Educação Midiática como política pública de Estado, reconhecendo que o exercício da cidadania hoje em dia passa pela construção de um ambiente digital mais seguro e confiável.

Portanto, inspirada pela reflexão sobre a poesia e sua relação com nossa prática docente, convido você a se juntar a nós em uma “balbúrdia virtual”. Assim como a catação é um dos métodos mais antigos de separação de impurezas dos grãos, uma analogia com o trabalho pedagógico midiático sugere que estamos constantemente curando conteúdos em nossa prática educacional.

Orientando

Os comentários estão fechados.