Cada um de nós é uma colcha de retalhos de características, talentos, ideias e ideais, costurados por nossas experiências pessoais e profissionais. No entanto, alguns desses retalhos merecem um olhar especial dos empregadores, como mostra artigo da americana Vickie Elmer, que escreve sobre carreira e pequenas empresas no Washington Post.
Que aspectos da personalidade chamariam mais a atenção na hora de uma contratação, pergunta Vickie? Integridade seria um deles, pois certamente ajudaria o profissional a realizar um trabalho de gestão, diz pesquisa da Robert Half Management Resources feita, nos EUA, com 1.400 diretores financeiros. Um terço dos entrevistados cita a moral como a característica que mais buscam na preparação de futuros líderes.
Já a American Management Association aponta os “4 Cs” – comunicação, crítica, criatividade e colaboração – como as habilidades mais importantes para os empregadores. Liderança foi outro traço apontado por executivos e gerentes de RH nas entrevistas de emprego realizadas no ano passado nos Estados Unidos.
Em artigo publicado no site Glassdoor.com, Vickie aponta as competências mais visadas pelos gestores:
– Habilidade de comunicação – o profissional precisa saber ouvir atentamente, fazer perguntas relevantes, resumir e transformar ideias e pensamentos em e-mails e notas nítidas, claras e diretas;
– Integridade – Demonstre quem você é, defina seus valores e mostre sua honestidade. Viva de acordo com suas promessas e valores e saiba admitir os erros;
– Adaptabilidade e criatividade – Lado a lado, essas duas habilidades ajudam a superar tempos difíceis e melhorar ainda mais os bons momentos. Mantenha-se engajado, aceite mudanças e enxergue novas ideias em toda parte;
– Consideração e bondade – São traços da personalidade que demonstram seu comprometimento com seus colegas e sua inteligência emocional. Eles podem não aparecer na lista das principais habilidades, mas ajudam a realizar um bom trabalho em equipe. Incentivam a colaboração, a lealdade e a motivação entre os colaboradores;
– Pensamento crítico– Utilize esta habilidade ao ficar diante de novas ideias e demandas. Hoje em dia, os profissionais precisam saber lidar com uma enxurrada de pedidos, problemas, e-mails, prazos e muito mais. Mantenha o foco, estratégia e tome decisões rápidas. Aproveite sua capacidade de tomar decisões e o faça rapidamente, mas analise cuidadosamente suas escolhas.