Colunistas

Chegou um presente para você, professor(a)!

Professor(a), Todo Dia é Dia do Encontro

Todo dia, é nosso Dia!

Hoje, celebro você, que transforma vidas diariamente, guiando seus alunos em um mundo repleto de descobertas. Cada palavra sua é uma semente plantada em corações jovens e sedentos por conhecimento. Mas, já parou para pensar no imenso poder de transformação que habita dentro de você?

Assim como os grandes poetas e filósofos nos ensinam, o autoconhecimento é o ponto de partida para qualquer transformação. Ruy Cezar do Espírito Santo nos lembra que a alegria genuína vem de dentro, do nosso próprio encontro com o que há de mais íntimo. E é justamente essa descoberta, essa conexão consigo mesmo, que fortalece sua jornada como professor(a).

“Permanecer na alegria genuína de existir,
Perceber no mais íntimo a ser desvelada.”
(Ruy Cezar do Espírito Santo)

Imagine o impacto que pode ter, não só nos seus alunos, mas também em si(a), ao explorar as profundezas do seu próprio ser. Ao abrir espaço para o autoconhecimento, você se transforma em uma presença ainda mais inspiradora, capaz de tocar a alma daqueles que encontra em sua jornada. Como Manoel de Barros, podemos encontrar abundância de felicidade nas pequenas coisas, e isso reflete na sua maneira de ensinar.

“Eu fui aparelhado para gostar de passarinhos.
Tenho abundância de ser feliz por isso.”
(Manoel de Barros)

Hoje, faça de sua prática docente uma poesia viva. Mergulhe no autoconhecimento e permita que essa jornada ecoe em suas palavras e ações. Torne-se um professor(a) que, além de ensinar, inspira a transformação daqueles que estão ao seu redor. Compartilhe essa jornada com seus alunos, e juntos, transformem o aprender em arte.

“Eu sou eu. Você é você.
Se por acaso nos encontrarmos, será lindo.”
(Frederick Perls)

Venha comigo. Celebre-se todos os dias como aquele(a) que educa e aprende, que transforma e é transformado.

Feliz Dia dos Professores, sempre!

Receba meu presente! Compartilhe poesia e autoconhecimento!

Desejo maisGRAÇAS na continuidade da nossa jornada!​

Como podemos educar nossos colegas sobre o que é considerado assédio sexual no local de trabalho?

O assédio nem sempre é explícito, mas mesmo quando sutil, pode e deve ser identificado e denunciado”.



Para aprofundar o conhecimento sobre o tema, a ONU Mulheres tem sido uma importante fonte de orientação, promovendo campanhas globais que abordam a questão do assédio sexual e sua prevenção.

Além disso, os vídeos abaixo, fazem parte de uma série lançada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), oferece um excelente recurso. Ele faz parte da cartilha Assédio Sexual no Trabalho – Perguntas e Respostas, que traz orientações claras sobre como consideração e agir diante dessas situações.A cartilha, fruto de uma parceria entre a OIT e o MPT, oferece informações detalhadas sobre como identificar e denunciar assédio, explicando também as responsabilidades de trabalhadores(as) e trabalhadores, bem como as consequências legais em casos de assédio sexual no ambiente de trabalho.

Para quem busca fortalecer essa prática e criar ambientes mais justos e seguros, essa é uma leitura fundamental.

Apesar de o tema ser amplamente discutido, muitas pessoas ainda não compreendem o conceito de assédio e as suas diferentes formas de manifestação. O assédio nem sempre é explícito, mas mesmo quando sutil, pode e deve ser identificado e denunciado.

Como podemos aplicar a poesia para desenvolver autoconhecimento?

Toolkit – Coaching Poético – Autoconhecimento

No contexto educacional, o autoconhecimento e o desenvolvimento contínuo dos educadores são fundamentais para criar um ambiente de aprendizado mais significativo e impactante. O Coaching Poético surge como uma abordagem inovadora, integrando a arte da poesia com técnicas de coaching, permitindo que os educadores reflitam sobre suas práticas, desenvolvam suas competências socioemocionais e explorem novas formas de expressão.

Coaching Poético: 5 intenções para formação continuada

Apresento cinco intenções práticas para integrar o Coaching Poético em reuniões de formação continuada e conselhos de classe, além de uma proposta de mentoria exclusiva para vivenciar essa abordagem, na prática.

Utilizar poesias durante as reuniões para ajudar os educadores a explorar e expressar sua identidade profissional. A leitura e criação de poesias podem servir como uma ferramenta para refletir sobre suas práticas pedagógicas, valores e experiências, facilitando um processo de autoconhecimento e fortalecimento do papel docente.

As poesias podem ser ferramentas eficazes para desenvolver competências socioemocionais, como empatia, autocompaixão, e resiliência. A análise e discussão de temas poéticos podem levar os alunos a reconhecer e entender suas emoções, além de fortalecer a capacidade de lidar com desafios emocionais.

Utilizar a criação de poesias como uma atividade de estímulo à criatividade nas reuniões. Ao explorar diferentes formas de expressão artística, os professores podem descobrir novas maneiras de abordar o ensino, inspirando inovações pedagógicas que contribuam para um ambiente educacional mais dinâmico e reflexivo.

Incorporar momentos de reflexão coletiva usando poesias como catalisadores durante as reuniões de conselho de classe. A leitura e discussão de poesias podem estimular os professores a refletirem sobre suas práticas ao longo do ano, avaliando o impacto de suas ações e identificando áreas para crescimento e melhoria contínua.

Estabelecer sessões de partilha de poesias durante as reuniões de formação continuada, onde os educadores possam apresentar e discutir poesias que ressoem com suas experiências profissionais. Esses momentos de troca podem fortalecer a comunidade escolar, promovendo um ambiente de diálogo aberto, empatia e suporte mútuo entre os colegas.

www.gracasantos.com.br www.orientandoquemorienta.com.br

Como podemos desenvolver projetos focados na Cultura de Paz e Mediação de Conflitos na Orientação Educacional?

Nesta palestra, você vai viver uma experiência prática e enriquecedora que vai aprimorar suas habilidades como orientador educacional. Vamos explorar como você pode liderar e ser o protagonista na criação e implementação de projetos que promovam a cultura de paz e a mediação de conflitos na escola.

Você vai:

  • Aprender técnicas e estratégias para ser um líder eficaz e promover um ambiente escolar mais harmonioso e colaborativo.
  • Identificar as necessidades da sua escola e envolver alunos, professores e pais na criação de soluções, assumindo o papel de líder na implementação dessas ideias.
  • Desenvolver projetos sustentáveis que ajudam no crescimento das habilidades sociais e emocionais dos alunos, fortalecendo seu papel como orientador educacional.

Além disso, vamos compartilhar exemplos práticos e recursos úteis para apoiar seu trabalho. E, para tornar o evento ainda mais especial, vamos lançar o livro digital do KIT SOE, que será um guia essencial para ajudar você a colocar essas ideias em prática e a liderar projetos que promovam a paz e o desenvolvimento emocional na escola.

Prepare-se para uma jornada de aprendizado que não só vai enriquecer sua prática, mas também fortalecer sua liderança e protagonismo na orientação educacional, contribuindo para um ambiente escolar mais positivo e acolhedor.

Roteiro

  1. A Importância da Cultura de Paz na Educação 
  2. Mediação de Conflitos como Ferramenta Educacional 
  3. Estruturando Projetos para Promover a Cultura de Paz 
  4. Exemplos Práticos 
  5. Implementação e Sustentabilidade dos Projetos (5 minutos)
  6. Perguntas e Respostas 

*Nota

Este evento marca o lançamento do livro digital do Kit SOE. Esta é uma ferramenta valiosa que complementa nossa discussão e está disponível para todas e todos os que desejarem aprofundar-se nos temas abordados.

*Presente

Inscreva-se e receba gratuitamente o “Toolkit – Coaching Poético – Autoconhecimento” é um convite profundo para explorar as vastas paisagens internas do seu ser. Em um mundo acelerado, este guia poético, com poesias selecionadas por mim, oferece uma jornada única de autodescoberta, onde a poesia se torna uma ferramenta poderosa para navegar entre o consciente e o desconhecido. Através de reflexões poéticas e seu exercício criativo, você é incentivado a mergulhar em suas emoções, explorar sua identidade e encontrar beleza nas transformações que a vida traz. Não é balela!! Com a poesia como bússola, cada página é um passo em direção ao autoconhecimento, à qualidade de vida e à conexão mais íntima com o próprio eu e com os outros?

Um Relato de Experiências sobre a Construção da Identidade de uma Orientadora Educacional

Construção da Identidade Profissional: Trajetória de uma Orientadora Educacional na Transição do Analógico ao Digital

Graça Santos – Professora, Pedagoga e Orientadora Educacional

Instituição de origem: Rede Pública de Ensino do Estado do Rio de Janeiro e do município de Belford Roxo/RJ/ Orientando Quem Orienta Ltda

Gostaria de compartilhar com vocês a minha jornada como educadora, uma trajetória apresentada no 1º Seminário de Gestão Educacional – Lugares da Orientação Educacional na Escola Transformadora, realizado pela UFRJ. Convido orientadores educacionais, especialistas em educação e educadores a conhecerem minha experiência, que está prestes a completar 60 anos, marcada por uma transição significativa do mundo analógico para o digital.

Minha origem no sertão de Pernambuco foi em um contexto totalmente analógico, onde iniciei minha carreira com uma formação sólida. Porém, com a evolução tecnológica, passei por um processo de adaptação contínua para integrar as inovações digitais em minha prática educacional. Este relato revela como consegui combinar minha base tradicional com as novas oportunidades proporcionadas pelo ambiente digital, moldando minha identidade profissional de maneira única.

Na esteira da revolução digital na educação, a orientadora educacional, cuja jornada está sendo acompanhada, sobressai-se por sua abordagem inovadora e sua busca incessante por crescimento e evolução profissional. Sua adaptação iniciou-se com um enfoque definido: a obtenção da certificação em Design Thinking para Educadores. Esse certificado constitui um marco significativo para sua formação profissional, ampliando sua compreensão sobre inovação e no contexto educacional. (Dois cliques na imagem ao lado e saberás um pouco mais sobre quem sou eu para educar.)

Quero compartilhar com vocês como esta transição enriqueceu minha abordagem pedagógica e fortaleceu minha identidade profissional. Ao adaptar meus métodos, valores e princípios pedagógicos tradicionais para o contexto digital, consegui estabelecer conexões intergeracionais valiosas com os alunos de novas gerações, criando um ambiente educacional verdadeiramente enriquecedor.

Neste artigo, apresento casos de sucesso que exemplificam a combinação de experiência e inovação, oferecendo insights valiosos tanto para educadores experientes quanto para aqueles que estão começando suas carreiras. Através dessa narrativa, espero inspirar outros educadores a explorar e adaptar suas práticas, construindo identidades profissionais autênticas e eficazes no mundo contemporâneo.

Por fim, reflito sobre as perspectivas futuras da educação em um cenário em constante evolução. É essencial abraçar as inovações sem perder de vista os princípios educativos adotados pela UNESCO, que valorizam o aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser. Convido todos vocês a se juntarem a mim nessa jornada de transformação digital na educação, com a certeza de que juntos podemos construir um futuro educacional melhor.

Clique na imagem e leia na íntegra. Ao fazer isso, reflita sobre a sua própria trajetória educacional. Quais desafios você enfrentou ao longo do caminho? Como você integrou as inovações tecnológicas em sua prática? Que princípios educacionais guiam suas ações?

1Vamos compartilhar nossas histórias e aprender uns com os outros para enriquecer nossa identidade profissional e transformar a educação juntos. Imagine seu relato inspirando outros educadores! É só clicar e entrar… A porta está sempre com o corAÇÃO aberto!

  1. Grupo OrientandoQuemOrienta ↩︎

Educação em Direitos Humanos: Projeto Vozes das Crianças, Adolescentes e Jovens

O Poder Pedagógico do estudo realizado pelo GCAF/UNIFESP

O Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão sobre Crianças, Adultos e Famílias da Universidade Federal de São Paulo (GCAF/UNIFESP) tem o prazer de socializar o recente percurso educativo do Projeto de Extensão “Vozes das Crianças, Adolescentes e Jovens: Educação em Direitos Humanos”. Este projeto, vinculado ao GCAF/UNIFESP, emerge como uma ferramenta poderosa de fundamentação e pesquisa para Gestores Educacionais e Especialistas em Educação, visando à elaboração de projetos comprometidos com os Direitos Humanos a partir das vozes das crianças, adolescentes e jovens.

Através deste projeto, os educadores têm acesso a uma rica base de dados e análises que podem ser utilizadas para desenvolver práticas pedagógicas inovadoras e eficazes. A ênfase na voz dos jovens como agentes ativos em suas comunidades educacionais reforça o compromisso com uma educação transformadora e baseada em princípios éticos sólidos.

A Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos, da qual faço parte e o GCAF/UNIFESP convida todos os Gestores Educacionais e Especialistas em Educação a se envolverem com este projeto e a explorarem seu potencial pedagógico. Juntos, podemos transformar a educação e garantir que as vozes das crianças, adolescentes e jovens sejam ouvidas e respeitadas, moldando um futuro melhor para todos.

Multiplique o conhecimento! Compartilhe este recurso com seus colegas e equipe, e juntos, promovam uma educação mais justa e equitativa.

Você pode ler o conteúdo online ou, se preferir, baixar o e-book para ter acesso a todas as informações a qualquer momento.

A Força Transformadora da Pedagogia e da Orientação Educacional

Em minha trajetória como educadora, sempre acreditei no poder transformador da Pedagogia e da Orientação Educacional. A formação que obtive no MBA em Gestão Estratégica pela Qualidade em Educação, em 2003, e no MBA em Projetos Transdisciplinares, em 2005, potencializou minhas habilidades de gestão e inovação, permitindo-me desenvolver ferramentas eficazes para o avanço educacional.

Meu livro, fruto do meu primeiro protagonismo como escritora, reflete as práticas e proposições que construí com um olhar atento e dedicado à Orientação Educacional. Ele tem sido uma referência valiosa em diversas partes do mundo, incluindo o Reino Unido, o Brasil e a Universidade do Porto, servindo de base para um mestrado em Educação.

Esta obra é um recurso essencial para professores, gestores educacionais, pais e todos aqueles envolvidos, direta ou indiretamente, no processo educacional. Meu objetivo com este livro é compartilhar minha experiência e contribuir para o progresso da Educação, oferecendo dicas e estratégias que desenvolvi ao longo da minha carreira. Nas páginas, compartilho minha história pessoal e destaco os momentos cruciais para o desenvolvimento das ideias e estratégias que alicerçaram minha carreira de sucesso na Educação. Abordo, ainda, o coaching como uma de minhas estratégias principais, mostrando como ele pode ser uma ferramenta poderosa para a transformação educacional.

Minha intenção é inspirar e capacitar outros educadores a adotarem práticas inovadoras e eficazes, promovendo assim uma Educação de qualidade e significativa para todos.

Onde Encontrar?

Atualmente, você pode encontrar o livro em diversas livrarias virtuais, como Magazine Luiza, Americanas e até no Mercado Livre, entre outras. No entanto, o mais enriquecedor hoje em dia é participar de uma mentoria ou assistir a palestras que aprofundam essas experiências com novas abordagens.

Inspirado(a) em levar isso para sua escola ou para seus professores?

Entre em contato e vamos juntos transformar a Educação!

Transforme a Educação Hoje!
Transformar a Educação é um ato de coragem e paixão. Como educadores, gestores e pais, temos o poder de moldar o futuro através do conhecimento e da inspiração. Convido você a mergulhar na minha jornada documentada no livro que escrevi, onde compartilho estratégias e experiências que fizeram a diferença em minha carreira.

Junte-se a mim nesta missão de elevar a qualidade educacional. Descubra como a Pedagogia e a Orientação Educacional, aliadas a técnicas de gestão estratégica e coaching, podem revolucionar o ambiente escolar e impactar vidas de maneira significativa.

Vamos juntos construir um futuro onde cada estudante tenha a oportunidade de alcançar seu pleno potencial. Leia, aplique, transforme. O futuro da Educação começa agora, e você é parte fundamental dessa mudança. Adquira seu exemplar e faça parte dessa transformação!

No Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa (clique na imagem) , você pode acessar a dissertação “O coaching e a ressignificação do ‘ser docente’ na educação infantil,” de Zuleika Feuser Sales, apresentada no Mestrado em Docência e Gestão da Educação, com especialização em Administração Escolar e Administração Educacional.

Espaço Holístico para OrientAÇÃO Educacional

Um espaço virtual, acolhedor e holístico, dedicado à OrientAÇÃO Educacional.1

Estratégias para Acolhimento

Essas estratégias que iluminaram meu sono na noite passada, assim como a flor de lótus que floresce em meio às adversidades, visam não apenas proporcionar um retorno mais suave às aulas após os desafios, mas também fortalecer, com amor, o senso de comunidade, resiliência e bem-estar de todos os envolvidos, evidenciando a importância da adaptação ao contexto interno e externo e o protagonismo de cada Pedagoga.

1. Criação de Espaços de Escuta e Diálogo

Objetivo: Fornecer um espaço seguro para que professores, alunos e responsáveis possam expressar seus sentimentos e preocupações.

Desenvolvimento:

  • Rodas de Conversa Regulares:
    • Planejamento: Agendar rodas de conversa semanais, conduzidas por psicólogos escolares ou orientadores, para diferentes grupos (professores, alunos, responsáveis).
    • Ambiente: Criar um ambiente acolhedor e seguro, utilizando salas tranquilas, dispostas em círculo para facilitar o diálogo.
    • Moderação: Ter moderadores treinados para conduzir a conversa, garantir a participação de todos e abordar temas sensíveis com cuidado.
    • Feedback: Coletar feedback regularmente para ajustar a dinâmica conforme necessário.
  • Caixa de Sugestões e Desabafos Anônima:
    • Implementação: Disponibilizar caixas em locais estratégicos da escola e também uma opção digital para desabafos anônimos.
    • Monitoramento: Designar uma equipe para revisar as mensagens e preparar respostas ou ações apropriadas.
    • Ação: Organizar encontros para discutir temas recorrentes ou preocupações levantadas anonimamente.
  • Sessões Individuais de Aconselhamento:
    • Agendamento: Oferecer horários fixos e flexíveis para sessões individuais, permitindo que os interessados se inscrevam.
    • Confidencialidade: Garantir a privacidade e confidencialidade dos participantes.
    • Acompanhamento: Estabelecer um sistema de acompanhamento para casos que necessitem de apoio contínuo.

2. Programas de Resiliência e Bem-Estar

Objetivo: Fortalecer a capacidade de resiliência e promover o bem-estar emocional de toda a comunidade escolar.

Desenvolvimento:

  • Aulas e Oficinas sobre Habilidades Socioemocionais:
    • Currículo: Desenvolver um currículo específico sobre habilidades socioemocionais, como empatia, autocontrole, e resolução de conflitos.
    • Facilitadores: Capacitar professores ou trazer especialistas para ministrar essas aulas e oficinas.
    • Integração: Incorporar essas aulas na rotina escolar semanal, garantindo a participação de todos os alunos.
  • Práticas de Mindfulness e Meditação:
    • Sessões Curtas: Iniciar o dia escolar com sessões curtas de mindfulness ou meditação guiada.
    • Formação: Oferecer formação para professores sobre como incorporar práticas de mindfulness em suas aulas diárias.
    • Espaços Designados: Criar espaços tranquilos na escola onde alunos e professores possam praticar mindfulness durante os intervalos.
  • Atividades Artísticas e Físicas:
    • Oficinas Regulares: Organizar oficinas de artes, música e esportes que incentivem a expressão emocional.
    • Participação: Encorajar a participação de todos, independentemente do nível de habilidade.
    • Exposições e Eventos: Realizar exposições de arte ou apresentações musicais, promovendo um senso de realização e comunidade.

3. Reuniões Informativas e de Apoio para Responsáveis

Objetivo: Informar e apoiar os responsáveis, ajudando-os a lidar com o impacto da tragédia em casa.

Desenvolvimento:

  • Encontros Periódicos:
    • Temas: Planejar encontros com temas específicos como o impacto do trauma, estratégias de apoio emocional e comunicação efetiva.
    • Especialistas: Convidar psicólogos e educadores para liderar esses encontros e responder perguntas.
    • Recursos: Distribuir materiais educativos e recursos durante as reuniões.
  • Workshops para Identificação de Sinais:
    • Conteúdo: Desenvolver workshops que ensinem a identificar sinais de estresse, ansiedade e trauma em crianças.
    • Práticas: Oferecer técnicas práticas que os responsáveis possam usar para ajudar seus filhos.
    • Interatividade: Incluir sessões interativas e estudos de caso para maior compreensão.
  • Rede de Apoio entre Responsáveis:
    • Grupos de Apoio: Criar grupos de apoio que se reúnam regularmente para discutir experiências e oferecer suporte mútuo.
    • Plataformas: Utilizar plataformas online para manter a comunicação e apoio contínuo entre os encontros presenciais.
    • Facilitadores: Ter um facilitador para mediar e orientar as discussões, garantindo que sejam produtivas e inclusivas.

4. Formação Continuada para Professores

Objetivo: Capacitar os professores para lidar com os impactos emocionais e comportamentais nos alunos.

Desenvolvimento:

  • Cursos e Workshops sobre Trauma:
    • Programação: Oferecer cursos e workshops regulares sobre os efeitos do trauma e estratégias de apoio emocional.
    • Certificação: Prover certificados de participação para incentivar a adesão e reconhecimento profissional.
    • Recursos Didáticos: Distribuir manuais e guias práticos que possam ser consultados diariamente.
  • Recursos e Materiais Didáticos:
    • Kit de Ferramentas: Desenvolver kits de ferramentas e materiais didáticos para ajudar professores a integrar práticas de acolhimento em suas aulas.
    • Acessibilidade: Garantir que todos os materiais estejam acessíveis digitalmente e em formato impresso.
    • Modelos de Aula: Fornecer exemplos e modelos de aula que incorporam técnicas de apoio emocional.
  • Grupos de Apoio entre Professores:
    • Reuniões Regulares: Facilitar reuniões mensais onde professores possam compartilhar experiências e estratégias.
    • Plataforma Online: Criar um fórum online para discussões contínuas e troca de recursos.
    • Moderação: Ter moderadores para guiar as discussões e manter o foco nas melhores práticas de apoio emocional.

5. Comemoração de Pequenos Progressos

Objetivo: Motivar e reforçar a sensação de comunidade e esperança através da celebração de pequenas conquistas e momentos positivos.

Desenvolvimento:

  • Reconhecimento em Assembleias e Boletins:
    • Cerimônias: Organizar pequenas cerimônias em assembleias para reconhecer os esforços e conquistas de alunos e professores.
    • Publicações: Criar um boletim informativo mensal que destaque histórias de resiliência e progresso.
    • Prêmios Simbólicos: Distribuir prêmios simbólicos ou certificados de reconhecimento.
  • Eventos e Atividades Comunitárias:
    • Festivais e Dias Temáticos: Planejar festivais escolares, dias temáticos e outras atividades que promovam a união e o bem-estar.
    • Participação Ativa: Envolver toda a comunidade escolar na organização e execução desses eventos.
    • Memória Coletiva: Criar murais ou painéis que registrem momentos positivos e mensagens de esperança.
  • Murais de Gratidão:
    • Espaços Dedicados: Designar espaços na escola para murais de gratidão, onde todos podem contribuir.
    • Participação: Incentivar alunos, professores e responsáveis a escrever mensagens e desenhar.
    • Manutenção: Atualizar os murais regularmente para manter o engajamento e refletir novos momentos e sentimentos.

Essas estratégias detalhadas e adaptadas aos contextos diversos auxiliam na recuperação emocional da comunidade escolar, mas também fortalecem a coesão e o apoio mútuo em tempos de dificuldade. Este espaço será continuamente alimentado para podermos nos nutrir, despertando nosso olhar de autocompaixão, tal como na poesia “Hotel Toffolo” de Drummond. Sintam-se abraçadas! Vamos juntas construir algo inédito!

Curadoria de Vídeos Curtos para Inspirar Sua Potência Criativa

Com carinho, selecionei uma coleção especial de vídeos curtos (outros virão) , pensados para despertar e fortalecer sua criatividade. Cada vídeo foi escolhido com o intuito de inspirar, motivar e nutrir sua capacidade de inovar e se expressar de forma única. Permita-se mergulhar nessa curadoria e descubra novas ideias que irão tocar seu coração e expandir seus horizontes criativos!

A Música como Ferramenta de Acolhimento e Inspiração – Eu já utilizei a letra da música “A Caixa de Música” de Bia Bedran para acolher responsáveis em reuniões desafiadoras, durante conselhos de classe e também na abertura de palestras. Esta canção delicada e inspiradora tem o poder de transformar momentos de tensão em oportunidades para novas conversas e conexões. E você, conhece essa música tão especial?
A Música como Ferramenta de Acolhimento e Inspiração – Desenvolver habilidades de acolhimento, resiliência, empatia e autoconhecimento através da música “Um Novo Tempo” de Ivan Lins, envolvendo toda a comunidade escolar – professores, gestores, familiares, funcionários e alunos para cantar, abraçar, falar, ouvir numa Roda de Conversa.

Resiliência: Uma Abordagem Pedagógica Inspiradora

A palavra “resiliência” tornou-se amplamente utilizada no desenvolvimento internacional, mas muitos ainda encontram dificuldade em compreender seu verdadeiro significado, especialmente em países onde não há uma tradução direta para o termo. Para abordar essa lacuna, a Christian Aid criou uma animação como parte de uma série de materiais e ferramentas destinadas a introduzir aos funcionários, parceiros e comunidades os conceitos centrais dessa abordagem inovadora no desenvolvimento.

Ao invés de focar nas necessidades, a animação demonstra como as comunidades podem desenvolver sua resiliência frente a choques, reveses e catástrofes. Ela ilustra a importância de antecipar riscos, trabalhar em conjunto e adaptar-se a novos desafios. Pedagogicamente, essa ferramenta pode ser utilizada para iniciar discussões significativas sobre o conceito de “resiliência” no desenvolvimento internacional, proporcionando uma compreensão mais profunda e prática do termo.
A abordagem de meios de subsistência prósperos e resilientes da Christian Aid se fundamenta nesse pensamento, estabelecendo um processo claro para capacitar as comunidades a antecipar, organizar e adaptar-se. Isso permite que as comunidades não apenas sobrevivam, mas prosperem diante das adversidades.
Utilize a animação para inspirar debates e reflexões em sala de aula, mostrando como a resiliência pode ser cultivada e aplicada em diversos contextos. Esse recurso não só educa, mas também motiva alunos e educadores a adotar uma perspectiva resiliente em suas próprias vidas e comunidades. Saiba mais sobre o nosso trabalho de meios de subsistência resilientes em contextos desafiadores, como no Quênia e em IoPT, visitando o site Road to Resilience.

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Estamos só no começo…. Tens sugestões?

  1. Criado e administrado pela Orientadora Educacional Graça Santos ↩︎

Cursos oferecidos pela Enap e EV.G para profissionais que atuam na Gestão Pública

Nesta breve curadoria, apresento uma seleção de conteúdos fundamentada em observações feitas no contexto do equipamento público onde desenvolvo meu projeto final para a conclusão do Mestrado em Resolução de Conflitos e Mediação pela Universidad Europea del Atlántico. O objetivo principal desta iniciativa é fomentar a excelência na prestação de serviços por parte dos servidores públicos, proporcionando recursos relevantes e atualizados para aprimoramento profissional e prática cotidiana. Todos os cursos são gratuitos e fazem parte da Escola Nacional de Administração Pública e da E-VG – Escola Virtual de Governo.

Elaboração de termos de referência para contratação de bens e serviços na Nova Lei de Licitações

Neste curso, elaborado e certificado pelo Enap – Escola Nacional de Administração Pública, você conhecerá os procedimentos detalhados do processo administrativo para a elaboração de termos de referência para a contratação de bens e serviços, conforme as atualizações da Nova Lei de Licitações e demais normas gerais correlatas e referenciais de conduta e de boas práticas. Trata-se de curso desenvolvido em 2020 pela Enap, no âmbito do Programa de Desenvolvimento de Gerentes Operacionais (PDGO), e atualizado em 2023, conforme a Lei 14.133/2021.

Análise de Viabilidade Econômica e Financeira de Projetos

Avalie se seus projetos são viáveis dos pontos de vista econômico e financeiro. Neste curso elaborado pela Enap, você aprenderá a utilizar a metodologia Análise Custo-Benefício para fazer a análise de viabilidade econômica e financeira de projetos de investimento público.

Nova lei de licitações: Visão Geral

Com o advento da Nova Lei de Licitações (Lei nº 14.133/2021), os órgãos e entidades da administração pública, bem como diversas empresas terão que promover mudanças nas suas formas de contratação. Neste curso elaborado pela Enap, você conhecerá os objetivos, princípios, abrangência e a aplicabilidade dessa legislação, bem como as respectivas regras de transição para a sua implementação. Atualizado conforme NLCC (lei 14.133).

Síndrome do Impostor: padrões que minam sua confiança na liderança

Reconheça a Síndrome do Impostor no contexto pessoal e profissional. Neste curso elaborado pelo Enap, você experimentará técnicas para identificar, evitar e superar a síndrome.

Inteligência Emocional

A gestão emocional excelente é a possibilidade do ser humano autogerir suas emoções e expressá-las de maneira funcional para consigo e em sociedade, que permite a construção de uma mentalidade de crescimento e, a partir disso, a atuação de maneira produtiva e congruente na carreira e vida pessoal. Tem interesse de desenvolver competências de metacognição e gestão emocional? Faça este curso elaborado pela Receita Federal do Brasil e certificado pela Enap.

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***Esta curadoria com conteúdos é publicada com base em observações realizadas no ambiente do equipamento público onde estou conduzindo meu projeto final para conclusão do Mestrado em Resolução de Conflitos e Mediação pela Universidad Europea del Atlántico, com o intuito de promover a excelência na prestação de serviços pelos servidores. Será permanentemente atualizado.

Quem é você na fila do pão para desenvolver ações práticas da Agenda 2030 e Objetivos de Desenvolvimento da Educação na sua escola?

Transforme sua Escola em um Centro de Sustentabilidade

Estimados gestores educacionais e especialistas em educação, vocês desempenham um papel vital na moldagem de um ambiente escolar que abraça a sustentabilidade como uma prioridade. Assim como na dinâmica da fila do pão, onde cada indivíduo possui um papel crucial, na educação, cada um de vocês tem o poder de catalisar mudanças significativas em direção a uma escola mais sustentável e conectada com as demandas globais.

É por isso que os convido a se juntarem a uma jornada de reflexão e ação. Quem você é na fila do pão da sustentabilidade escolar? Como gestor educacional ou membro de uma escola dedicada, quais medidas podem ser tomadas para integrar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de forma prática e efetiva ao currículo escolar?

Na rotina da vida cotidiana, nos deparamos com momentos simples que refletem a complexidade das nossas interações sociais e o impacto que podemos exercer no mundo ao nosso redor. Imagine-se na fila do pão, um espaço onde diferentes pessoas se encontram, cada uma com sua história, desafios e esperanças. Agora, transportemos essa analogia para o contexto da sua escola e da implementação das metas da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) na educação básica.

Na fila do pão da escola, cada um de nós desempenha um papel crucial no avanço dos ODS, desde a formação continuada dos professores até o engajamento da comunidade escolar, familiares e alunos. Assim como na fila do pão, onde cada pessoa contribui para a dinâmica do ambiente, na escola, cada membro da comunidade educativa tem o potencial de promover mudanças significativas rumo a um futuro mais sustentável e inclusivo.

Vamos explorar essa ideia utilizando uma abordagem inovadora chamada Design Thinking, que nos capacita a resolver problemas de forma empática, criativa e colaborativa.

O Diretor como o Guia Principal:

Imagine o diretor como o guia que lidera toda a equipe escolar em direção aos objetivos da Agenda 2030, assim como um mestre padeiro conduz sua equipe na confecção do pão. Ele é responsável por orientar, motivar e coordenar os esforços de todos os envolvidos para garantir que a educação seja de qualidade e alinhada com os princípios da sustentabilidade. Imaginou?

O Coordenador Pedagógico como o Especialista em Misturar Ingredientes:

O coordenador pedagógico desempenha um papel fundamental ao garantir que todos os elementos necessários para uma educação de excelência sejam combinados de maneira adequada. Assim como um chef de cozinha cuida da seleção e da combinação dos ingredientes para criar uma receita deliciosa, o coordenador pedagógico orienta os professores na escolha e na aplicação das melhores práticas educacionais para promover os ODS na escola. Imaginou?

A Orientadora Educacional como a Amiga que acolhe, oferece suporte, escuta ativa e orientação com foco na Cultura de Paz

A orientadora educacional atua como uma amiga próxima que oferece apoio emocional, acadêmico e social a todos os membros da comunidade escolar. Assim como uma boa amiga que está sempre presente para ajudar, ela oferece orientação e suporte, promovendo o bem-estar e o desenvolvimento integral dos alunos, professores e familiares. Imaginou?

O Professor como o Guia que Ensina:

Os professores são os verdadeiros guias do conhecimento, orientando os alunos em sua jornada de aprendizado. Assim como o fermento faz o pão crescer, os professores têm o poder de estimular o crescimento intelectual e emocional dos alunos, ajudando-os a compreender o mundo ao seu redor e a desenvolver habilidades essenciais para o futuro.

A Comunidade Escolar como os Amigos que Trabalham Juntos:

Na escola, todos os membros da comunidade educativa trabalham juntos como uma grande equipe de amigos para alcançar os objetivos comuns. Assim como na fila do pão, onde cada pessoa desempenha um papel importante na produção do pão, na escola, todos contribuem para criar um ambiente propício ao aprendizado e ao desenvolvimento sustentável. Imaginou?

Os Alunos da Educação Infantil como os Pequenos que Plantam as Sementes:

Os alunos da educação infantil são como pequenos jardineiros que plantam as sementes do conhecimento e da curiosidade. Assim como as sementes precisam de cuidados especiais para crescer, os professores da educação infantil cultivam o amor pelo aprendizado, estimulando a criatividade e a imaginação das crianças desde cedo.

Os Alunos do Ensino Fundamental como os Construtores do Futuro:

Os alunos do ensino fundamental são como construtores que estão preparando o terreno para o futuro. Assim como os construtores constroem alicerces sólidos para as construções, os alunos do ensino fundamental constroem suas bases educacionais, adquirindo conhecimentos e habilidades que os prepararão para desafios futuros.

Ah! E os alunos do ensino médio? Que tal construirmos juntos as oportunidades para que eles também façam parte dessa jornada sustentável na fila do pão?

Com essa abordagem colaborativa e criativa, podemos transformar a educação e criar um futuro vivenciando novos designs pedagógicos e didáticos para todos os envolvidos. Juntos, podemos fazer a diferença na vida dos alunos e na construção de um mundo mais justo, inclusivo e sustentável. Afinal essa é a nossa utopia!?

Clique aqui e baixe o material gratuitocom inspirações para você!

Para auxiliar nessa jornada, ofereço palestras e mentorias personalizadas focadas em projetos que envolvem os ODS, na prática, integrados de maneira holística ao currículo escolar. Estou pronta para compartilhar conhecimentos, fornecer orientações e colaborar com vocês na transformação de sua escola em um ambiente de aprendizado sustentável e engajado com os desafios globais.

Junte-se a mim nesta missão de tornar sua escola um epicentro de sustentabilidade! Entre em contato para agendar palestras e mentorias sobre projetos envolvendo os ODS, integrados de forma sinérgica ao currículo escolar.

Qual é o seu papel na fila deste pão, que representa a inovação e disseminação de conhecimento em sua escola?

Agenda aberta

Para mais informações e agendamentos, favor entrar em contato pelos seguintes meios:

Telefone: 21 98504 8357

E-mail:contato@gracasantos.com.br

Site: www.gracasantos.com.br ou www.orientandoquemorienta.com.br

Quem é você para liderar diante dos desafios do mundo VUCA x BANI?

Como podemos trilhar conscientemente o caminho do analógico ao digital na construção da identidade profissional?

Com o avanço da tecnologia, a educação se transformou. Agora temos que encontrar maneiras de trilhar conscientemente o caminho do analógico ao digital na construção da nossa identidade profissional. Mas como podemos fazer isso de uma forma que seja eficaz e bem-sucedida?

Quem somos nós para educar?

Como podemos auxiliar o educador, peça fundamental na formação de futuras gerações, a enfrentar desafios que ultrapassam a simples transmissão de conhecimento? Estas são questões complexas que exigem uma abordagem cuidadosa.

Desafios e Oportunidades

A educação é um campo cheio de desafios, mas também de oportunidades. Temos que lidar com a rápida mudança do mundo em termos de tecnologia e sociedade – um mundo muitas vezes referido como VUCA (Volátil, Incerto, Complexo, Ambíguo) ou BANI (Brittle, Anxious, Non-linear, Incomprehensible). No entanto, também temos oportunidades incríveis para aprender e crescer, para nos adaptarmos e inovarmos.

Inteligência Coletiva

Um conceito que pode nos ajudar a lidar com esses desafios e aproveitar essas oportunidades é a inteligência coletiva. Esta é a ideia de que podemos combinar nossos conhecimentos e habilidades para criar algo maior do que a soma de suas partes. A inteligência coletiva torna-se uma ferramenta poderosa para enfrentar a complexidade, envolvendo alunos, professores, gestores e toda a comunidade escolar no processo de aprendizagem.

Transdisciplinaridade

Outra abordagem que pode nos ajudar é a transdisciplinaridade. Este é um termo originalmente criado por Jean Piaget em 1970 que se refere à integração de conhecimentos para promover uma compreensão ampla e humanizada. A transdisciplinaridade articula elementos além das disciplinas, buscando compreender a complexidade do mundo real.

Quem cabe no seu TODOS

Como gestores educacionais, temos um papel crucial como maestros. Nossa tarefa é promover a inclusão significativa, discutindo o amplo significado de “TODOS” para incentivar uma abordagem que valorize a diversidade e igualdade de oportunidades. Precisamos ser mentores, inspiradores e facilitadores, criando um ambiente propício para que educadores e alunos alcancem seu potencial máximo.

Um novo design para o ensino e a aprendizagem

Para fazer tudo isso, precisamos incorporar uma mentalidade de designer. Precisamos ser mediadores, facilitadores, curadores e coaches. Precisamos estar dispostos a experimentar, transgredir e questionar nossas próprias atitudes e os resultados do cotidiano. E se o coordenador pedagógico não fosse visto como um mero tapa-buraco, mas como um agente de transformação? Como poderíamos superar a crise de identidade, priorizando a formação docente e desempenhando nosso papel de maneira mais integral?

Para finalizar, gostaria de compartilhar uma poesia de Fernando Pessoa que ilustra bem a nossa tarefa como educadores: “Caiu no chão a laranja, caiu no chão a laranja, caiu no chão a laranja e rolou pelo chão fora. Vamos apanhá-la juntos, e o melhor é ser agora.”

Espero que esta reflexão tenha te ajudado a pensar sobre o seu papel de liderança em todas as áreas, especialmente na educação. Esse tema fez parte da palestra realizada na abertura do ano letivo e acolhimento das lideranças educacionais do município de Santo Antônio de Pádua. Você também pode levar essa temática no formato por você desejado reuniões pedagógicas e formações continuadas para a sua equipe. Estou à disposição para qualquer dúvida ou comentário. Clique aqui e peça o material completo gratuitamente! Você também pode me encontrar em www.gracasantos.com.br.

Curadoria de materiais para Orientar o Pensamento Crítico na Educação de Crianças Atípicas

Em meio aos desafios e às descobertas que permeiam a minha jornada como Orientadora Educacional de escola pública, especialmente do ensino fundamental, tenho mergulhado profundamente na essência das necessidades das crianças atípicas e suas famílias. Além dos laudos e das classificações que moldam muitas vezes nossas percepções, tenho me dedicado incansavelmente a ir além: compreender, apoiar e letrar de forma prática e acessível os pais e mães que protagonizam histórias tão singulares.

O material que compartilho não é somente um repositório de informações, mas sim um convite à reflexão e à construção conjunta de estratégias capazes de impulsionar o desenvolvimento do pensamento crítico dessas famílias, em especial.

A complexidade de compreender e apoiar famílias e atípicas exige mais do que palavras: requer ação, compaixão e um compromisso inabalável com a inclusão. E é com esse propósito que esta curadoria é apresentada, como uma ponte entre o desconhecido e o esclarecimento, entre a singularidade e a compreensão coletiva.

Acredito profundamente no poder transformador da informação pedagógica e da educação como alicerce para o florescer de cada pessoa, independentemente das diferenças que os tornam únicas. 

Juntos, podemos criar um ambiente onde cada criança, independentemente das suas peculiaridades, seja não apenas compreendida, mas celebrada e capacitada a alcançar a sua potencialidade máxima à luz de famílias bem informadas, letradas no universo da inclusão. 

A inclusão se inicia nas nossas atitudes!!

Meu compromisso vai além das palavras, é uma entrega constante para compreender, apoiar e guiar de maneira prática e empática educadores, pais e mães que escrevem histórias únicas ao lado de seus filhos. Buscando aprimoramento para oferecer um suporte mais robusto, mergulhei nas pós-graduações em ABA – Análise Aplicada do Comportamento e outra especificamente em Neuroeducação. Este estudo (ABA) profundo explora a interação entre ambiente, comportamento e aprendizagem, desvendando como o repertório e as respostas individuais podem construir os caminhos do desenvolvimento.

Convite

Assim, convido a todos a mergulharem neste guia, a compartilharem experiências e a trilharem um caminho de aprendizado mútuo com a curadoria de materiais eterna e infinita que apresento aqui e agora para você de fontes confiáveis, tais como: Portal de Boas Práticas é uma iniciativa do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e Adolescente Fernandes Figueira, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), do Ministério da Saúde, Ambiente Virtual de Aprendizagem do Ministério da Educação (MEC), Escola de Saúde Pública do Paraná/Ministério da Saúde, entre outras que encontrei nos mergulhos para melhor orientar as famílias e educadores em geral.

  • Capacitação em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) voltada ao Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) para Pais, Cuidadores e EducadoresClique aqui.
  • Autismo: o que os profissionais precisam saber? Clique aqui.
  • Formação de Professores em Neuroeducação Clique aqui.
  • Capacitação Multiprofissional em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) voltada ao Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)Clique aqui.
  • Estatuto da Criança e do Adolescente – Clique aqui.
  • Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista – Clique aqui.
  • Lei 13.370/2016 que reduz da jornada de trabalho de servidores públicos com filhos autistas. Clique aqui.
  • Lei 8.899/94: Garante a gratuidade no transporte interestadual à pessoa autista que comprove renda de até dois salários mínimos. A solicitação é feita através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
  • Lei 8.742/93: A Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), que oferece o Benefício da Prestação Continuada (BPC). Para ter direito a um salário mínimo por mês, o TEA deve ser permanente e a renda mensal per capita da família deve ser inferior a ¼ (um quarto) do salário mínimo. Para requerer o BPC, é necessário fazer a inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e o agendamento da perícia no site do INSS.
  • Lei 7.611/2011: Dispõe sobre a educação especial e o atendimento educacional especializado.
  • Lei 7.853/ 1989: Estipula o apoio às pessoas com deficiência, sua integração social, institui a tutela jurisdicional de interesses coletivos ou difusos dessas pessoas, disciplina a atuação do Ministério Público e define crimes.
  • Lei 10.098/2000: Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.
  • Lei 10.048/2000: Dá prioridade de atendimento às pessoas com deficiência e outros casos.
  • Lei 14.624: A Lei Cordão de Girassol identifica pessoas com deficiências ocultas através do uso de um cordão de fita com desenhos de girassóis. Pode ser utilizado por autistas, mas é importante ressaltar que mesmo utilizando o cordão é necessário utilizar documento que comprove a deficiência, caso seja solicitado.

Você busca orientação para educar e se comunicar melhor com seus filhos e alunos? Ofereço mentoria para educadores e instituições. Também coordeno um projeto inspirador ‘Encontros Essenciais Pais: Escola e Família’. Conheça minha obra Coaching familiar: Educação de filhos e solução de conflitos, lançada em 2018 pela editora paulista Literare Books International.

Da inquietação à paixão pelo aprendizado: A jornada de descoberta no CIEP 137 Cecília Meireles

Autoria: Bárbara Candido Migueis Diniz

“Só sei que nada sei”. A famosa frase atribuída a Sócrates me guia fortemente no âmbito escolar, já que no universo estudantil, todas as certezas que achava que tinha passaram por sérias e longas reformas e, muitas vezes, se enfraqueceram tanto que nem as tenho mais.

No início do Ensino Médio a sensação de não saber tudo me perturbava de forma constante, mas depois de muitas aulas comecei a me conformar que é essa inquietação que me levaria às minhas conquistas escolares e, logo, me apaixonei por essa necessidade de sempre estar me renovando. Essa paixão me levou a querer participar e aproveitar de tudo o que o CIEP 137 Cecília Meireles me proporcionava. Estava tudo lá o tempo todo, mas só a curiosidade e um pouco de ousadia me fizeram enxergar.

“Achei o equilíbrio entre as matérias escolares e a vida social” é algo que não me atrevo a dizer, mas posso falar que fundir os dois está sendo uma tática e um prazer. Olhar para seus professores como pessoas, coisa que os estudantes muitas vezes não fazem, e considerar seus colegas como parceiros com um objetivo comum que podem unir forças para o aprendizado é um começo. Além disso, ser atento ao que está acontecendo no ambiente escolar e no mundo é fundamental para ser um bom aluno. No caso do meu estágio, feito no campus da escola, todos os meus colegas de série receberam a oportunidade por meio de uma folha que nela continham todas as informações sobre o projeto, mas por falta de atenção e de curiosidade, muitos perderam essa oportunidade que me dá tanta alegria hoje.

Sou uma aluna que, como muitos outros, teve anos do ensino fundamental perdidos pela trágica
pandemia causada pelo COVID-19, fomos severamente afetados por esse fato e as consequências dele perpetuam atualmente quando vejo alunos que não sabem fazer uma pesquisa para um trabalho pela falta de prática, quando vejo alunos inteligentes, mas sem saúde mental para darem seu máximo, quando alunos que, pela perda dos pais na pandemia, tem que trabalhar e acabam sem tempo para se dedicarem ao estudo, alunos do NEJA (Núcleo de Educação de Jovens e Adultos) que muitas vezes têm filhos e trabalhos cansativos e mesmo assim querem o bem do saber, eu só posso aprender com essas pessoas, elas, sim, são uma grande inspiração para mim.
Bárbara Candido Migueis Diniz, uma jovem talentosa que, aos 16 anos, já exerce o papel de pesquisadora pela Faperj, nutre um sólido desejo de se tornar Historiadora. Atualmente, ela é aluna do CIEP 137 Cecília Meireles, uma instituição pública de ensino situada no estado do Rio de Janeiro, Brasil.

Sou uma aluna que, como muitos outros, teve anos do ensino fundamental perdidos pela trágica pandemia causada pelo COVID-19, fomos severamente afetados por esse fato e as consequências dele perpetuam atualmente quando vejo alunos que não sabem fazer uma pesquisa para um trabalho pela falta de prática, quando vejo alunos inteligentes, mas sem saúde mental para darem seu máximo, quando alunos que, pela perda dos pais na pandemia, tem que trabalhar e acabam sem tempo para se dedicarem ao estudo, alunos do NEJA (Núcleo de Educação de Jovens e Adultos) que muitas vezes têm filhos e trabalhos cansativos e mesmo assim querem o bem do saber, eu só posso aprender com essas pessoas, elas, sim, são uma grande inspiração para mim.

Um Plano de Ação Transformador para Orientadores Educacionais Inspiradores!

2025 é o Ano para Fazer a Diferença

O Guia de Plano de Ação 2025 oferece uma estrutura prática e inspirada para profissionais que desejam fortalecer sua atuação na escola, seja no início da carreira ou buscando inovação. O plano está dividido em seis etapas, cada uma focada em ações estratégicas e colaborativas:

  1. Autoconhecimento e Planejamento Estratégico: Focado em mapeamento de competências e definição de metas para fortalecer a atuação com base nos 16 projetos do KIT SOE.
  2. Construção de Relacionamentos com a Comunidade Escolar: Envolver o fortalecimento dos laços com alunos, professores e pais para um ambiente escolar mais integrado e acolhedor.
  3. Projeto Cultura de Paz e Mediação de Conflitos: Práticas para promover entendimento e cooperação, como oficinas de comunicação e formação de “Embaixadores da Paz”.
  4. Desenvolvimento de Competências Socioemocionais: Incentivo habilidades como empatia e resiliência por meio de projetos e práticas de mindfulness.
  5. Sustentabilidade e Ações Comunitárias: Promover sustentabilidade e responsabilidade social, incluindo campanhas ambientais e
  6. Avaliação e Continuidade dos Projetos: Envolve a avaliação dos resultados e o planejamento para o próximo ano com base no feedback da comunidade escolar.

Imagine seus projetos como uma peça rara, única, moldada pelo compromisso de educar com amor e criar possibilidades para o futuro. Juntos, alinharemos ideias inovadoras com a precisão de um artesão, para cultivar um espaço de troca, colaboração e crescimento.

Além das instruções fornecidas para cada fase, o guia destaca dicas essenciais, como a importância da flexibilidade, o incentivo ao feedback e o registro das ações realizadas. O KIT SOE, composto por 16 projetos, oferece soluções alinhadas à BNCC e à Agenda 2030, e mentorias personalizadas estão disponíveis para auxiliar na implementação desses projetos.

Procura-se uma Escola para Valentina e Afins: Reimaginando Futuros e Construindo um Novo Contrato Social para a Educação

“Procura-se uma Escola para Valentina e Afins”

A crônica da professora Sara Rozinda Mestre e Doutora em Educação, “Procura-se uma Escola para Valentina e Afins publicada no jornal Correio da Lavoura“, nos convida a refletir sobre a importância de reimaginar o papel das escolas na educação das crianças da Geração Alpha. Criadas em um mundo digital, em rápida transformação, essas crianças trazem consigo novas perspectivas e potencialidades que precisam ser compreendidas, acolhidas e valorizadas. Esse olhar se alinha ao documento da UNESCO “Reimaginar nossos futuros juntos: um novo contrato social para a educação”, que propõe um compromisso de reformulação educacional para acolher as novas gerações, promovendo uma educação baseada na empatia e no desenvolvimento integral.

Oportunidades para Escolas e Projetos Focados na Empatia


Para atender às necessidades da Geração Alpha, as escolas têm a oportunidade de desenvolver projetos que priorizem a empatia, a humanização e o acolhimento, promovendo um ambiente onde cada estudante seja valorizado como um ser único e integral. Segundo o documento Reimaginar nossos futuros juntos: um novo contrato social para a educação da UNESCO, a educação precisa promover relações sólidas e respeitosas entre professores, estudantes e a comunidade escolar, monitorando que o desenvolvimento socioemocional é tão importante quanto o acadêmico. Dessa forma, a escola se torna um espaço de crescimento, pertencimento e respeito mútuo, incentivando o florescimento de cada talento.

Formação de Professores Baseada em Design Thinking e Afins

Para reimaginar o papel dos professores na educação dos jovens da Geração Alpha, a formação pode utilizar o Design Thinking como estrutura principal. Essa metodologia é eficaz para desenvolver estratégias educacionais que respondam às necessidades dos estudantes, promovendo empatia, criatividade e acolhimento. A seguir, uma proposta de formação que coloca a empatia no centro do processo educacional:

  • Empatia e Escuta Ativa

Objetivo: Conectar os educadores ao universo dos alunos, promovendo empatia e escuta ativa.
Ação: Workshops focados na escuta ativa e no entendimento das necessidades e perspectivas dos alunos.
Atividades: Entrevistas e dinâmicas com alunos e familiares para criar um “mapa de empatia”, que orienta os próximos passos.

  • Definição de Necessidades e Criação de Personas

Objetivo: identificar os principais desafios e oportunidades no ambiente escolar.
Ação: Criar perfis (personas) que representem diferentes perfis de estudantes, permitindo estratégias personalizadas.
Atividades: Reuniões colaborativas para definir temas e elaborar ações específicas que atendam a cada perfil.

  • Ideação e Brainstorming

Objetivo: Estimular soluções criativas para acolher as necessidades dos alunos.
Ação: Sessões de brainstorming que incentivam o diálogo e a criação de atividades que promovem o autoconhecimento e a comunicação.
Atividades: Desenvolvimento de projetos e oficinas criativas de inteligência emocional que incentivam a cooperação e a resolução de conflitos.

  • Prototipagem e Experimentação

Objetivo: Testar e ajustar as ideias com os estudantes.
Ação: Aplicação de métodos em atividades piloto, como rodas de conversa e atividades em grupo.
Atividades: Implementação de workshops socioemocionais para praticar habilidades como empatia e resiliência.

  • Avaliação e Ajustes Contínuos

Objetivo: Melhorar continuamente as metodologias de ensino, promovendo uma adaptação dinâmica às necessidades dos estudantes.
Ação: Coletar feedback e realizar reuniões para ajustes nas práticas educacionais.
Atividades: Reuniões de avaliação com feedbacks de alunos e educadores, promovendo uma formação contínua e reflexiva.


Essa abordagem formativa fornece às escolas um caminho para se tornarem verdadeiros ambientes de acolhimento e desenvolvimento integral para a Geração Alpha. Ao centrar a empatia e a escuta ativa no processo educativo, ajudamos a formar cidadãos colaborativos e conscientes, aptos a responder aos desafios de um mundo em constante mudança. Dessa forma, atendemos ao apelo da professora Sara Rozinda e ao chamado da UNESCO, oferecendo um espaço para que jovens como Valentina encontrem apoio para desenvolver sua autonomia e expressar todo o seu potencial.

Convite

Aproveitamos para convidar a todos para uma entrevista online especial no lançamento do programa Atelier de Saberes – Costurando Saberes, Orientando Quem Orienta Futuros. A professora Sara Rozinda compartilhará sua visão sobre o papel da empatia na educação e a importância de acolher a Geração Alpha, discutindo como podemos moldar um futuro mais inclusivo e compassivo para nossos jovens. *A data será divulgada em breve*.

Kit SOE

Durante o evento, será apresentado também o KIT SOE — um conjunto de ferramentas desenvolvidas para orientadores educacionais e especialistas em educação. O KIT SOE oferece métodos práticos para reimaginar o ambiente escolar, com foco no acolhimento, na mediação de conflitos e no desenvolvimento das potencialidades dos estudantes. Participe deste encontro para conhecer as ferramentas que podem transformar a educação e criar um novo contrato social, onde cada talento seja revelado e onde as escolas sejam espaços de aprendizagem, acolhimento e valorização dos indivíduos.

Entre em contato. Clique aqui para saber mais.

Como podemos promover a ética, a liberdade e a convivência no ambiente de trabalho?

A mudança começa de dentro para fora. O autoconhecimento nos leva a escolhas mais conscientes e éticas. Quando paramos para refletir sobre nossos comportamentos, percebemos que temos o poder de transformar a convivência no trabalho com pequenos gestos de respeito e empatia.

A ética vai além do cumprimento das normas; ela envolve respeito ao outro e valorização de cada pessoa. Ao nos tornarmos mais conscientes de nossas próprias atitudes, abrimos espaço para o diálogo e para a construção de relações mais justas.

Não é mimimi: A discriminação e o preconceito existente na sociedade nas nossas atitudes cotidianas estão arraigados em nossos padrões de comportamento. Precisamos constantemente estar alerta e pensar sobre isso para nos livrarmos dessa prática. (O ABC da Violência Contra a Mulher no Trabalho)

A ética é a inteligência compartilhada, usada para melhorar a forma como convivemos com os outros. No ambiente de trabalho, onde passamos tanto tempo, essa convivência precisa ser baseada no respeito, na liberdade e na igualdade. Antes de apontarmos o dedo para o outro, é essencial olhar para dentro de nós mesmos. Esse olhar interno nos ajuda a entender nossas atitudes e como elas impactam o ambiente ao nosso redor.
Termos como sexismo, machismo e misoginia refletem que comportamentos, muitas vezes, não percebemos, mas que apresentam características de convivência. O sexismo é uma discriminação baseada no gênero. O machismo é uma ideia de que os homens são superiores às mulheres. Já a misoginia vai além, sendo o desprezo ou o ódio pelas mulheres. Conhecer esses termos é importante, mas a verdadeira transformação acontece quando nos perguntamos: “Será que eu, sem perceber, estou reproduzindo esses comportamentos?”
Essa reflexão pessoal é o primeiro passo para a mudança. Quando entendemos nossos próprios pensamentos e ações, ficamos mais preparados para agir de maneira ética e criar um ambiente de trabalho mais justo e acolhedor. A ética na convivência não se trata apenas de seguir regras, mas de, todos os dias, escolher praticar a empatia, o respeito e a colaboração. É permitir que cada pessoa, independentemente do gênero, tenha liberdade para ser quem é e expressar seu potencial.
Termos como sexismo, machismo e misoginia refletem que comportamentos, muitas vezes, não percebemos, mas que apresentam características de convivência. O sexismo é uma discriminação baseada no gênero. O machismo é uma ideia de que os homens são superiores às mulheres. Já a misoginia vai além, sendo o desprezo ou o ódio pelas mulheres. Conhecer esses termos é importante, mas a verdadeira transformação acontece quando nos perguntamos: “Será que eu, sem perceber, estou reproduzindo esses comportamentos?”
Essa reflexão pessoal é o primeiro passo para a mudança. Quando entendemos nossos próprios pensamentos e ações, ficamos mais preparados para agir de maneira ética e criar um ambiente de trabalho mais justo e acolhedor. A ética na convivência não se trata apenas de seguir regras, mas de, todos os dias, escolher praticar a empatia, o respeito e a colaboração. É permitir que cada pessoa, independentemente do gênero, tenha liberdade para ser quem é e expressar seu potencial.
Essa jornada de autoconhecimento nos dá a oportunidade de rever crenças antigas e questionar comportamentos que, às vezes, reproduzimos sem perceber. O convite é para que cada um de nós faça uma autoanálise sincera. Que tipo de ambiente queremos construir? Como nossas palavras e ações podem contribuir para um ambiente de trabalho mais ético e respeitoso?
Ao refletir, podemos fazer escolhas melhores em todas as áreas da vida. Ao cuidar da forma como nos comunicamos e valorizamos a diversidade, contribuímos para um ambiente onde todos crescem e se sentem valorizados por quem realmente são, e não por estereótipos ou rótulos.
Que este conteúdo seja um ponto de partida para fortalecer o autoconhecimento e inspirar a prática de uma ética que promove a liberdade, o respeito e a convivência. Juntos, podemos criar espaços mais inclusivos e acolhedores, onde o diálogo e a compreensão são a base para uma convivência verdadeiramente ética e transformadora.

Não é mimimi: Quando você desvaloriza uma mulher julgando o comportamento dela, sua forma de vestir e de ser, você está contribuindo para a naturalização da violência contra a mulher. Lembre-se: ninguém “merece” ser vítima de violência. (O ABC da Violência Contra a Mulher no Trabalho)

O ABC da Violência Contra a Mulher no Trabalho

“A presente cartilha foi elaborada por uma comissão constituída pelos integrantes do Grupo de
Trabalho de Gênero (GT-Gênero) da Coordenadoria Nacional de Promoção da Igualdade e Combate
à Discriminação no Trabalho – COORDIGUALDADE e de membros da Câmara de Coordenação
e Revisão, ambos do Ministério Público do Trabalho. Ela tem por objetivo esclarecer conceitos
relacionados à violência contra a mulher que podem ter repercussão no ambiente de trabalho
para facilitar o diálogo entre trabalhadores, empresas e sindicatos. O texto identifica as diversas
modalidades de violência inspirado na classificação adotada pela Lei Maria da Penha (Lei n.
11.340/2006), no art. 7º, ou seja: física, psicológica, sexual, patrimonial e moral”.

Assim como no final de uma reunião… Surgiu em confidência o CAPACITISMO.

O capacitismo é uma forma de discriminação que subestima as capacidades de pessoas com deficiência, incluindo as que estão no espectro autista. Para mulheres autistas, essa barreira se torna ainda mais desafiadora devido às expectativas sociais de gênero. Muitas vezes, os sinais de autismo em mulheres são invisibilizados ou mal compreendidos, o que leva ao diagnóstico tardio ou incorreto. As mulheres autistas enfrentam tanto o preconceito em relação às suas habilidades quanto a pressão para se adequarem aos padrões de comportamento feminino. Superar o capacitismo passa pela promoção de uma maior conscientização sobre as diferentes formas de manifestação do autismo e pela criação de ambientes inclusivos que valorizem a diversidade neurológica e permitam a expressão plena dessas mulheres em todos os aspectos da vida.

Transforme a comunicAÇÃO com crianças talentosas: Práticas inclusivas

Na última quinta-feira, 29 de agosto, o evento “Em Foco: Altas Habilidades e Superdotação”, iniciativa da Profª Dra. Jac Mac-Dowell , reuniu especialistas em educação para discutir estratégias inovadoras e eficazes no apoio ao desenvolvimento de crianças.

Fui uma das especialistas convidadas, e na palestra, apresentei práticas baseadas na Análise do Comportamento Aplicada (ABA) que ajudam a melhorar a comunicação e a promover um ambiente de aprendizado inclusivo e estimulante tanto em casa quanto na escola.

O evento foi um sucesso, revisitando a importância de estratégias educativas personalizadas e do trabalho colaborativo entre educadores, pais e especialistas para apoiar o desenvolvimento integral de crianças com altas habilidades e superdotação. A participação ativa dos presentes, que puderam interagir e aprender com profissionais experientes, destacou a relevância do tema e o impacto positivo que essas práticas podem ter no dia a dia das crianças superdotadas.

Transforme a Educação de Crianças com Altas Habilidades!

Quer saber como identificar e desenvolver talentos excepcionais? Participe das nossas palestras e mentorias exclusivas para aprender estratégias práticas que realmente funcionam! Capacite-se com técnicas inovadoras de Análise do Comportamento Aplicada (ABA) para melhorar a comunicação e criar ambientes de aprendizado inclusivos.

Clique aqui para acessar o material da palestra e explorar todas as estratégias apresentadas sobre como identificar e apoiar o desenvolvimento de crianças com altas habilidades. Não perca a oportunidade de aprender com especialistas e implementar práticas eficazes no seu ambiente educacional ou familiar!

E tem mais! Acesse agora o KIT SOE e tenha em mãos um conjunto completo de ferramentas e recursos para apoiar o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais em crianças e jovens da Educação Básica.

Não perca essa oportunidade! Clique aqui para garantir seu acesso e comece hoje mesmo a transformar a sua liderança pedagógica de forma qualificada! Compartilhe com seus colegas e amigos e faça parte dessa prática educacional!