Coordenador Pedagógico: Uma pesquisa que confirma o O QUE JÁ É SABIDO. E agora? O que faço?

Coordenador Pedagógico: Uma pesquisa que confirma o O QUE JÁ É SABIDO. E agora? O que faço?

Em algumas redes de ensino, ele é chamado de orientador, supervisor ou, simplesmente, pedagogo. Em outras, de coordenador pedagógico, que é como GESTÃO ESCOLAR sempre se refere ao profissional responsável pela formação da equipe docente nas escolas. Nas unidades que contam com sua presença, ele faz parte da equipe gestora e é o braço direito do diretor. Num passado não muito remoto, essa figura nem sequer existia. Começou a aparecer nos quadros das Secretarias de Educação quando os responsáveis pelas políticas públicas perceberam que a aprendizagem dos alunos depende diretamente da maneira como o professor ensina. 

Diante desse cenário, a Fundação Victor Civita (FVC) decidiu descobrir quem é e o que pensa esse personagem relativamente novo no cenário educacional brasileiro, escolhendo-o como tema de uma pesquisa intitulada O Coordenador Pedagógico e a Formação Continuada de Professores: Intenções, Tensões e Contradições. Realizado pela Fundação Carlos Chagas (FCC), sob a supervisão de Cláudia Davis, o estudo teve a coordenação de Vera Maria Nigro de Souza Placco e de Laurinda Ramalho de Almeida, ambas da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), e de Vera Lúcia Trevisan de Souza, da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Graças a ela, fizemos esta edição especial, com reportagens e seções tratando de temas relativos à coordenação pedagógica. 

Continue lendo..Clique AQUI.




Um depoimento: Estive no lançamento dos resultados desta pesquisa. Foi no Conselho Nacional de Educação/DF- Brasília. Pude falar, inclusive sobre QUEM SOMOS NÓS PARA EDUCAR? QUEM SOMOS NÓS PARA ORIENTAR? Que percursos formativos devem ser compreendidos para atuarmos como FORMADORES DE PROFESSORES e DESPERTAR O BELO E A BELA ADORMECIDA DENTRO DE CADA UM? 
GRACA SANTOS

Os comentários estão fechados.