Arquivar dezembro 3, 2021

Mundo Vuca, você conhece?

Como lidar com o mundo VUCA

O VUCA pode surgir em muitas situações, por exemplo, em alguns setores das organizações. Assim, alguns conselhos para lidar com um contexto VUCA são:

  • Aceitar e abraçar a mudança como uma característica constante, sem resistir;
  • Pausar para ouvir e olhar ao redor, quando for o caso, para compreender e desenvolver novas formas de pensar e agir;
  • Rever e avaliar o seu próprio desempenho;
  • Internamente, em equipes, ajudar os colegas a entenderem a situação e a direção do grupo ou organização;
  • Avaliar os piores cenários e planejar com antecedência.

Referência ECycle

Paulo Freire – uma participação na Jornada Acadêmica de Itaguaí, uma homenagem colaborativa no site Centenário Paulo Freire

O Professor Paulo Freire, mestre inspirador das lideranças da #SMEC Itaguaí. Viva! Emancipação é um Processo! Viva!A Prefeitura de Itaguaí, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Itaguaí, está promovendo a Jornada Acadêmica Centenário de Paulo Freire.

A abertura do evento aconteceu no dia 30 de agosto, convidada gentilmente fui, no entanto, presencialmente, não poderia. Ouvi arrepiada, que faziam questão da minha presença, no entanto, na segunda infecção do Covid19 (mesmo vacinada com as duas doses), não havia condições.Reuniram-se, então junto com a Secretária Educação e Cultura – Professora Nilce de Oliveira Nascimento Ramos, encontraram uma forma de contar com a minha presença na abertura na Jornada Acadêmica que tem como propósito aperfeiçoar os saberes necessários às atividades docentes.

Sílvia Silva, e minha/nossa participação além de fazer parte da abertura da “boniteza” da Jornada Acadêmica, agora também faz parte das homenagens no site exclusivamente criado para homenagens colaborativas a um dos pensadores mais notáveis na história da Pedagogia Mundial, tendo influenciado o movimento chamado Pedagogia Crítica. É também o Patrono da Educação Brasileira. Paulo Reglus Neves Freire (Recife, 19 de setembro de 1921 — São Paulo, 2 de maio de 1997) foi um educador e filósofo brasileiro.

Meu conterrâneo. No ano em que nasci foi exilado, e no dia que virou estrela ainda mais brilhante em 1977, 02 de maio, dia do meu nascimento. Paulo Freire VIVE!!

Sempre agradecida e emocionada pelas portas e corações abertos para a minha existência, validando quem sou eu para educar, submeti o vídeo de abertura da Jornada no site colaborativo.

Acesse: https://centenariopaulofreire.com.br/

Após análise, a publicação. Acesse, navegue, compartilhe… Paulo Freire na EMACIPAÇÃO de cada professora, professor e educador que tem na Pedagogia Crítica uma bússola!

Emancipe-se: Pistas de como aprender a amar o contexto do século XXI com meu conterrâneo Paulo Freire

Emancipe-se com as pistas de como aprender a amar o contexto do século XXI com meu conterrâneo Paulo Freire

“Tomemos gosto pela liberdade… E pelo direito à pergunta”.

“Uma homenagem colaborativa.

Acesse.

Colabore.

Inclua-se.

Perceba-se.

Pesquise.

Leia.

Escreva.

Crie.

Aceite.

Aceite-se.

Ouse.

Ouça.

Escute-se.

Escute.

Junte-se.

Convide.

Convide-se.

Protagonize-se.

Emancipe-se”.

http://centenariopaulofreire.com.br/

Serginho Groisman entrevista Paulo Freire. Paulo Freire entrevistado no programa ‘Matéria Prima’ da TV Cultura Autor Desconhecido Ano: (TV Cultura, 1989) Fonte: http://acervo.paulofreire.org/

Centenário de Paulo Freire

Habilidades Socioemocionais: como podemos turbinar o Projeto de Vida do jovem

Encontro presencial com as juventudes em transição do Ensino Fundamental para o Ensino Médio e do Ensino Médio para o mundo do trabalho, mundo universitário…

Com o propósito de despertar nos estudantes da Educação Básica (9º ano EF e 3º ano do EM) sobre os seus sonhos, suas ambições e aquilo que desejam para a sua vida, onde almejam chegar e que pessoas pretendem ser, mas a agir sobre tudo isso, ou seja, identificar as etapas a atravessar e mobilizá-lo a pensar nos mecanismos necessários, como orientado nas Competências Gerais da BNCC.

Para potencializar o protagonismo juvenil diante da transição vivenciada, será usada a abordagem da aula invertida, tendo em vista que antecipadamente será enviado um vídeo inspirador para geração da interação e protagonismo juvenil focados nos conceitos: Identidade, Valores, Responsabilidade Social e Competências para o século XXI.

#orientandoquemorienta

#FTDEducação

#ProjetodeVida

#BNCCompetênciasGerais

#Juventudes

#Escolhas

#SéculoXXI

Você e a Escola: uma conexão em busca da aprendizagem

Iniciando os Encontros Pedagógicos presenciais em parceria com a centenária FTD Educação.

Realizado para os profissionais que fazem o Centro Educacional Constança Gomes acontecer no município de Santa Cruz, Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Encontro Pedagógico sustentado nos pilares:
Inteligência Emocional, Inteligência Interpessoal, Inteligência Dialógica,
Inteligência Coletiva, Aprendizagem Significativa e Vontade de Potência para atuar com os desafios impostos na atualidade.

#orientandoquemorienta
#ftd#ftdeducação
#educaçãobásica
#Acolhimento
#Comopodemos
#BNCC
#Gestão

Simpósio on-line Design Thinking para você, que “atua educando a dor”… Educador

Dialogando com você… EducaDOR

(…)

“Desde a certificação com Facilitadora em Design Thinking para Educadores, avistei o fio condutor comum a todos os acontecimentos, ou seja, o padrão que liga, conectando significados e significantes, transbordando a magia da transdisciplinaridade e sincronicidade. Tenho desafiado com mais potência pedagógica, as competências e limites daqueles que desejam descobrir a satisfação de sair da zona de conforto, sentindo-se capacitados a enfrentar novos desafios, ressignificar  crenças e padrões de pensamentos que refletem diretamente na motivação do professor e consequentemente na do aluno, permitindo um ambiente vivo, colaborativo e empático para o desenvolvimento do aprendizado, ao engajamento do aluno e, por fim, ao aumento da performance educacional.

Precisamos tratar das permanentes transformações  do universo e do lugar do humano que deseja SER autoconsciente e capaz de transformações com abordagens ativas que  auxiliam  a cocriar respostas para suas/nossas perguntas cotidianas com paixão e compaixão. Precisamos compreender que “a graça é ousar dar um passo em direção ao outro, ir além do medo de não ser amado”, além de buscar força em si mesmo, transformando-se.

A autotransformação é um desafio urgente  no “Agora”… E descobrir o Agora é também descobrir-se… Saber-se “quem é”. “De onde veio”… “Para onde vai”… Perceber a profundidade do momento presente. (trecho de um depoimento – https://relatorioie.weebly.com/depoimento.html)

O Simpósio nos convida ao pensamento coletivo sobre Cidadania Digital, Educação Híbrida e Itinerários Formativos… Tudo, aparentemente está posto, no entanto, como podemos juntos nos desafiarmos e lançarmos mãos das nossas aprendizagens, metodologias e abordagens para protagonizarmos a felicidade de “educar a dor” rompendo paradigmas com as inovações que nos trouxeram até aqui e nos levam para todos os lugares inesperados e mais felizes…  O DIÁLOGO, A ESCUTA, O COLETIVO E A CORAGEM DE SAIR DA ZONA DE CONFORTO e buscar a SERENDIPIDADE PEDAGÓGICA COM POSSIBILIDADES INESPERADAS.

Venha conosco. Desafie-se! Inscreva-se e conosco venha cocriar a “educação da nossa dor”, Educadores.

Design Thinking em foco no curso de Pedagogia na FINAN – MS

Evento organizado pelo curso de Pedagogia da Faculdade de Nova Andradina de para os alunos e professores de Pedagogia da FENA e da FAFS e para os profissionais das Secretarias de Educação de Batayporã, Nova Andradina, Taquarussu, Ivinhema e Anaurilandia, municípios de Mato Grosso do Sul.

Orientando quem Orienta Design Thinking na Educação
Um novo design para que o ensino e a aprendizagem perpassem pelo resgate da sacralidade do ato de educar.

Palestrante: Graça Santos
Reside na cidade do Rio de Janeiro-RJ. Pedagoga, orientadora educacional, escritora. Mestranda em Resolução e Mediação de Conflitos, Facilitadora em Design Thinking para Educadores, Certificada como Líder Educação Aberta/Cátedra / UNESCO/UNB/Educadigital

Tema: Aprendizagem socioemocional e o foco no cuidado no ambiente escolar
Abordagem sobre a importância das competências socioemocionais em foco no cuidado e na formação das habilidades para o século XXI.

Palestrante: José Artur Teixeira Gonçalves
Reside na cidade de Presidente Prudente-SP. Especialista em Psicologia Positiva (PUCRS), Instrutor de Mindfulness em formação pelo Centro Mente Aberta/UNIFESP. Doutor em História pela UNESP/Assis. Professor de Programas de Aprendizagem Socioemocionais.

Tema: Gestão Pedagógica Click: a arte de planejar e criar estratégias com encantamento numa prática coletiva.
A boa escolha não segue padrões engessados, ela prepara o seu time para autonomia, autogestão para encantar e se encantar, fazer, aprender e pensar diferente numa prática de equilíbrio com dinamismo dentro do cenário das incertezas.

Palestrante: Liliane Aparecida dos Santos Dutra
Reside na cidade de São João del-Rei-MG. Pedagoga, Psicopedagoga, Especialista em Educação, Empreendedora pela UFSJ, Professora de Educação Artística no Conservatório Estadual de Música Prof. Theodolindo José Soares, Professora e mantenedora da Escola Caminho do Sol. Palestrante na área da educação, Escritora, premiada em poesia e de um artigo internacional. Doutoranda em Psicologia Social na Universidad Argentina John F. Kennedy, Sócia efetiva da Academia de Letras e domadora do Lions Club de São João del-Rei.