Em acolhimento ao precioso convite da Orientadora Educacional Raquel da Costa Souza, do Serviço de Orientação Educacional (Gerência de Ensino Fundamental) da Secretaria Municipal de Educação de Nova Iguaçu/RJ, no dia 04 de dezembro de 2018, estarei realizando uma palestra para celebrar os 50 anos de criação da Lei Nº 5.564, que provê sobre o exercício da profissão de Orientador Educacional.
O tema, “Abrindo as Janelas da Orientação Educacional” é uma antiga inspiração, e na verdade, a janela com todo o seu simbolismo será usada como uma provocadora metáfora,afinal, segundo o Dicionário de Símbolos e Simbologias, “a janela simboliza a receptividade e a abertura para as influências vindas de fora. Ela também pode ser considerada um símbolo da consciência.”
Olá, você está sendo convidado a participar da mobilização Escolha Transformar, apoiada pelo Porvir. Nossa equipe integra um grupo de pessoas que acredita que a transformação da escola é possível, relevante e urgente. Pretendemos disseminar essa causa e mobilizar a sociedade a contribuir com uma mudança profunda, que reinvente práticas, espaços, tempos, papéis e relações na educação.
Se você também concorda que o ambiente educacional deve mudar para fazer sentido para crianças e jovens que já nasceram no século XXI, gostaríamos de desafiá-lo a responder, em vídeo ou texto, à pergunta “Por que eu escolho/escolhi transformar a escola?” e postar nas suas redes sociais ou enviar para amigos pelo WhatsApp. A mensagem pode conter uma experiência pessoal de transformação da escola ou um incentivo para que outras pessoas façam o mesmo. Ao final, indique outras três pessoas que você gostaria que também participassem desse desafio e não esqueça de acrescentar as hashtags #escolhatransformar #escolhitransformar.
Essa é a primeira de uma série de tarefas que serão propostas aos integrantes da mobilização Escolha Transformar. Para participar, inscreva-se no site escolhatransformar.org.br e apoie a Carta Aberta da Escola, na qual a própria escola convoca todos aqueles que já atravessaram seus portões a ajudar em sua transformação.
“Quero mudar para fazer sentido para crianças e jovens que já nasceram no século XXI. Quero ver seus olhos brilhando de encantamento, suas mentes fervilhando de ideias e seus corações recheados de esperança com os conhecimentos e as experiências que sou capaz de lhes proporcionar. Meu sonho é me reconectar com os sonhos dos estudantes”, diz um trecho do texto da escola.
O site também apresenta os nomes de quem já está engajado na iniciativa e um kit de comunicação com peças digitais e para serem impressas, que podem ser baixadas e utilizadas livremente por quem defende a transformação da escola.