Arquivar julho 21, 2017

Oratória: a arte de falar em público

Olá pessoal!

Para muitos as férias estão findando, para outros já terminaram, mas sempre há tempo para trocarmos ideias e conhecimentos e hoje falaremos sobre a oratória.

 

Falar em público para muitos é um desafio e a prática é a melhor forma de sermos vencedores nesta empreitada, seja no trabalho, na escola, na faculdade ou em eventos que você foi convidado.  Já ouviram aquele comentário: ele é muito bom fazendo, mas falando é péssimo ou ainda fulano não consegue explicar, passa até mal, assim nunca será promovido para líder…

 

Sabemos que nem todos têm facilidade para falar bem em público, em alguns casos quando o assunto é a oratória, logo aparecem reações indesejadas como: a sudorese, os calafrios, a insônia, entres outros incômodos, porque é de conhecimento geral que o corpo “fala” de acordo com as situações que vivemos no cotidiano.

 

Calma! Existem milhares de pessoas com estes sintomas e hoje vamos ler e refletir sobre 10 ações para você ter sucesso quando for encarar a plateia:

 

  • Conquiste o público: seja educado e natural no início da sua apresentação, deixe os ouvintes encantados e envolvidos com o tema que será abordado.
  • Tenha domínio sobre o conteúdo que você falará: estude o tema. Leia revistas, livros, artigos e assista aos programas que tratem do assunto;
  • Fale claramente: procure treinar a pronúncia das palavras desconhecidas, termos estrangeiros e sobrenomes;
  • Pratique, pois é fundamental: em casa treine como fará a apresentação, o espelho pode ser um grande aliado, ganhe confiança apresentando-se para os familiares e os amigos.
  • Elimine os erros ortográficos: revise o material que será utilizado para a apresentação, não deixe que algum erro no slide ofusque o seu brilho. Lembre-se que você será o centro das atenções durante o evento e nada deve tirar a sua credibilidade. A estrela é você!
  • Local e equipamentos: chegue com antecedência ao local indicado, teste o projetor, o microfone e ajuste a iluminação, se necessário.
  • O tempo: controle o tempo da sua apresentação, fique atento com o tom de voz e com a sua postura, este trio pode te levar ao sucesso ou ao fracasso.
  • Pensamento positivo: se você é educado, autêntico, está preparado e a estrutura local para o evento foi checada. Pronto, respire fundo. Dará tudo certo!
  • Apresentei e quero melhorar: não se preocupe, sempre temos algo para melhorar, então procure livros sobre oratória, cursos e profissionais capacitados que irão lhe orientar como você poderá aprimorar as suas habilidades para falar em público.
  • Feedback é tudo: receba de maneira assertiva e generosa o retorno do público e dos colegas que acompanharam o seu trabalho, com certeza você irá refletir no que foi abordado e terá mais experiência, preparo e segurança para os próximos eventos.

 

 

Compartilhem conosco a experiência que vocês tiveram após ler este artigo.

 

 

Abraços e até logo!

 

Patrícia Vieira

Administradora possui MBA em Gestão de Pessoas e Especialização em Psicologia Organizacional (Centro Universitário Anhanguera de Santo André), educadora do Curso de Gestão Empresarial em Escolas profissionalizantes no ABC Paulista e professora nas disciplinas Estratégia de RH, Gestão de Pessoas, Psicologia Aplicada às Organizações e Teoria Geral da Administração na Faculdade Piaget em Suzano.  Assistente de Gestão de Políticas Públicas na Secretaria Municipal da Saúde/SP. Integrante da equipe técnico-administrativa Coordenação de Gestão de Pessoas Sudeste. Palestrante. Coautora do livro:EducAÇÃO Inovações e Ressignificações.

FanPage: fb.me/propatriciavieira

Email:propatriciavieira@gmail.com

Coaching na Educação: Novos desafios, novas lideranças. Quem sou eu para educar?

Objetivo: inspirar pessoas que querem sair do estado atual para o estado desejado por meio de vivências que conduzam ao realinhamento cultural das crenças, valores, hábitos e atitudes com foco na excelência dos resultados e na ecologia pessoal.
Programação: provocar o belo ou a bela adormecida em cada professor por meio de poesias ou trechos de livros de autores que transgridam a comunicação conduzindo a compreensão da consolidação máxima da possibilidade de um novo tempo na Educação; ilustrar a importância da ação na busca da harmonia nas relações, bem como a transposição dos limites dos paradigmas em busca da transdisciplinaridade.
Palestrante: Graça Santos
Formação: pedagoga; mestranda em Resolução de Conflito e Mediação, pela Universidad Europea del Atlantico; MBA em Qualidade na Educação e Formação Holística de Base; atua como docente e consultora pedagógica; ministra palestras para professores,coordenadores e gestores de escolas públicas e privadas;Autora do livro Coaching Educacional,Editora Leader,2012.
Dt.Início: 20/07/2017
Dt.Fim: 20/07/2017
Horário: 8h às 12h – quinta-feira
Local: Appai – Auditório Francisco de Pinho Costa Rua Senador Dantas, 117, Sobreloja 218 / Centro – Rio de Janeiro/RJ.

 

Oficina Design Thinking com Graça Santos

E amanhã, será mais um lindo e gracioso dia. Desta vez disseminando as aprendizagens do Design Thinking para Educadores do #cursolabDT.

 

Brevemente certificada em Design Thinking para Educadores juntamente com outras pessoas de diferentes áreas no Brasil, no entanto, alinhadas para atuar potencializando a inteligência coletiva dos times e das instituições. Antecipadamente, agradecendo a entusiasmada adesão da Gestora Catiana Silva Pereira (Colégio Silva Pereira) e do seu Time de Professores que aderiu 100%! Vamos [descobrir, interpretar, idealizar,experimentar e evoluir] juntos!

 

Obs.: Evento fechado, exclusivamente para o Colégio Silva Pereira – Nova Iguaçu/RJ

 

Brevemente, eventos abertos.

 

Para contratar cursos e palestras, clique aqui.

Seja pacificador e construa elos no seu mundo

 

Como está você e o mundo ao seu redor?

 

Sabemos e estamos vivendo um mundo cheio de contradições. Com o que estamos contribuindo? Vale refletir sobre as nossas atitudes… Pode ser ultrapassar no semáforo vermelho, mentir, enganar, prejudicar alguém…

 

Por sermos educadores (porém, vale para todos), devemos demonstrar atitudes pacificadoras, afinal, influenciamos e somos constantemente observados por outras pessoas. As atitudes tem um peso igual ao das palavras. Devemos promover o discernimento, o amor, a paz e a felicidade. Devemos buscar a sabedoria… Ela é a própria pacificação e a construção de elos.

 

Adriana Tavares

Pedagoga e Professora de Inclusão na Escola Municipal Sedes – Taubaté/SP. Criadora da página no facebook “Pedagogas e pedagogos em ação” e do blog “Adri Tava”.