Arquivar dezembro 15, 2011

FORMAÇÃO DOCENTE – Temas para Palestras e Workshops para Professores

1.       Workshop ORIENTANDO QUEM ORIENTA PROJETOS

                    Um workshop diferencia-se de uma palestra, por alguns eixos conceituais básicos. Nele,  a platéia não é apenas mera espectadora. Em determinados momentos (ou em todos eles, dependendo da organização do trabalho e do estilo de aprendizado proposto), o auditório é convocado a participar, normalmente vivenciando experiências que remetem ao tema em discussão. Nesse sentido, o workshop tem caráter mais prático e sua realização requer, do palestrante (também chamado “facilitador”) uma profunda abertura ao diálogo, ao envolvimento, ao confronto. Normalmente, durante um workshop, estimulam-se trabalhos de recortes, de construções em subgrupos, de organizações de painéis, de plenárias com recursos multimídia.
                     1º momento: ProvocAÇÕES
                     2º momento: Construção de Pipas
                     3º momento: Construção/Apresentação/Reflexão/Avaliação


Duração: 8h

**********************************

2 .       “Orientando quem orienta: Novos desafios, novas lideranças. Quem sou eu para educar?”



                     A partir da apresentação do  vídeo do encontro da banda de rock Scorpions com a Orquestra Sinfônica de Berlim, será refletida relação entre o popular e o erudito, que também acontece na escola e nas salas de aulas, por meio da troca de conhecimentos entre o professor e o aluno. Ao mesmo tempo, será refletida a liderança do professor por meio de passeios  pelas  poesias de Carlos Drumond de Andrade, Theatro  Mágico, entre outros.

                (Palestra realizada no  6º Encontro Internacional de Educação Pedagogia 3000. Clique AQUI.)

Duração: 2h
**********************************

    3.   Workshop Terapia do Abraço
               A ciência e o instinto nos ensinam que uma que uma boa forma de alcançar a sensibilidade do ser humano é através do toque físico. E uma das forma  mais importantes é o abraço. Com um abraço nós nos comunicamos no nível mais profundo.  Experimentaremos  11 tipos de abraços baseado no livro:  A TERAPIA DO ABRAÇO de Kathleen Keating. Prepare-se para a emoção de abraçar e ser abraçado de diferentes formas.

Duração: 2h

**********************************

post em construção


“No Brasil, a educação é vista como uma benesse, mas não está atrelada ao objetivo do país. Temos que encará-la também com interesse próprio.”

Por Carlos Giffoni | Valor
SÃO PAULO – Um dos problemas da educação no Brasil é o fato de o país encarar o tema como um direito do cidadão, e se esquecer do retorno e da ligação direta da educação com pesquisa e desenvolvimento, o que estimula maior produtividade da sua população economicamente ativa, na opinião de Gustavo Ioschpe, economista especializado em economia da educação. “No Brasil, a educação é vista como uma benesse, mas não está atrelada ao objetivo do país. Temos que encará-la também com interesse próprio.” Continue AQUI a leitura. 

8 Jeitos de Mudar o Mundo

 

Em 2000, a ONU – Organização das Nações Unidas, ao analisar os maiores problemas mundiais, estabeleceu 8 Objetivos do Milênio – ODM, que no Brasil são chamados de 8 Jeitos de Mudar o Mundo
Juntos nós podemos mudar a nossa rua, a nossa comunidade, a nossa cidade, o nosso país.
A REDE BRASIL VOLUNTÁRIO, que congrega centros de voluntariado de todo o Brasil, consciente da importância desse projeto, criou este site para estimular debates e propiciar o conhecimento e o engajamento de todos os interessados em participar de ações, campanhas e projetos de voluntariado que colaborem com os ODM.
Aqui você encontra exemplos de como muitos já estão contribuindo para que o Brasil alcance esses objetivos. Para mais informações sobre os 8 Jeitos de Mudar o Mundo, entre em contato com o PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento pelos sites www.pnud.org.br ou www.odmbrasil.org.br .